Reunião de trabalho com o Instituto da Segurança Social - Santarém (ISS)

Realizou-se uma reunião de trabalho com o Instituto da Segurança Social - Santarém (ISS), por solicitação da Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda tendo em vista a avaliação da resposta social à situação da pandemia ao nível distrital.

A recolha de informação permitiu à delegação do Bloco de Esquerda avaliar como globalmente positiva a resposta às solicitações de apoios sociais por parte da população, tendo em conta o aumento exponencial dos pedidos por parte de famílias, empresas e entidades de solidariedade social.

Não obstante, é preocupante o aumento do número de pessoas desempregadas até ao final de Maio, valor que aumentou 57% em apenas dois meses.

Na sequência das notícias de casos de infeção por Covid-19 em dois lares ilegais (um em Abrantes, outro em Santarém) o Bloco de esquerda considera muito preocupante a existência de cerca de 200 em circunstâncias análogas, o que significa mais de 1.000 idosos/as que residem permanentemente em instalações inadequadas e com insuficiente apoio sócio sanitário em todo o distrito, mas com especial concentração em Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos.

O Bloco de Esquerda de Santarém considera urgente e indispensável o estabelecimento de políticas concertadas de intervenção na prestação de cuidados residenciais à população dependente que sobreponha os valores da dignidade humana aos interesses meramente lucrativos.