Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 11 minutos 7 segundos atrás

Bloco quer aliar arqueologia e cultura para potenciar turismo na Terceira

11 minutos 7 segundos atrás
Alexandra Manes, candidata bloquista às regionais de domingo pelo círculo da Terceira, defendeu a “implementação de uma visão estratégica” contra a “tentativa frustrada de replicar modelos de turismo que não são adequados às características da ilha”.

Nicarágua: Nova lei contra os “agentes estrangeiros”

1 hora 11 minutos atrás
Organizações como a UNICEF, que apoiam projetos de água potável em comunidades rurais na Nicarágua, deixam de estar autorizadas a fazer quaisquer transações financeiras até que todos os seus empregados se tenham registado como “agentes estrangeiros”. Por Matthias Schindler

Estudantes de cinema protestaram contra borla fiscal às plataformas de streaming

2 horas 12 minutos atrás
Centena e meia de estudantes e profissionais do cinema manifestaram-se em frente ao Parlamento, enquanto lá dentro os deputados discutem em comissão as alterações propostas pelo Governo à Lei do Cinema.

Catarina diz que a “chantagem” do primeiro-ministro é “inaceitável em democracia”

3 horas 12 minutos atrás
Em entrevista à Rádio Observador, a coordenadora do Bloco diz que se um acordo falhar no orçamento, governar por duodécimos “seria uma irresponsabilidade” e era preciso “negociar outro”.

Bloco quer responder às dificuldades dos municípios nos transportes

4 horas 13 minutos atrás
Depois de uma reunião com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, a deputada Isabel Pires defendeu a alteração do programa de apoio à redução tarifária porque “a verba existente acaba por não poder ser utilizada pelos municípios no que é necessário”.

Mistérios caseiros

5 horas 13 minutos atrás
Portugal conseguiu um resultado impressionante: somos o quinto país europeu no que toca a subida dos preços do imobiliário durante a pandemia. Este resultado paradoxal encerra vários riscos poderosos.

França em choque com assassinato do professor que queria ensinar liberdade de expressão

5 horas 13 minutos atrás
A decapitação de Samuel Paty, o professor que mostrou caricaturas de Maomé para ilustrar o tema da liberdade de expressão, desencadeou uma onda de comoção em França. E relançou também velhos debates sobre laicidade e islamofobia, segurança e liberdade, ou o papel das redes sociais.

E se o Interior explodir?

Seg, 19/10/2020 - 23:43
Os Centros de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo podem, até ao final do ano, sair de Mirandela, Viseu, Castelo Branco, Leiria e Beja para Lisboa, Porto e Faro. Falamos também de mais um serviço que abandona o Interior e a proximidade com as suas necessidades.

A chocante monotonia das prateleiras de supermercados

Seg, 19/10/2020 - 22:42
A indústria alimentar vende a ilusão de variedade. Mas há sete mil plantas comestíveis na Terra e 90% do que consumimos vem de apenas 15 espécies. Sabores e aromas artificiais imperam. Contudo, há como reinventar a cozinha da biodiversidade. Por Ricardo Abramovay em Outras Palavras.

“É muito raro que a Galiza apareça em debates estratégicos para Portugal”

Seg, 19/10/2020 - 21:40
Numa sessão online com Ana Miranda, responsável do BNG para a Europa, o eurodeputado bloquista José Gusmão defendeu que os trabalhadores transfronteiriços devem ter cobertura médica nos dois lados da fronteira, “especialmente nestes tempos de pandemia”. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Fotogaleria: Manif "Resgatar o Futuro, Não os Lucros"

Seg, 19/10/2020 - 20:38
Este sábado quatro dezenas de coletivos de diferentes movimentos sociais saíram às ruas sob o lema de "resgatar o futuro, não os lucros". Fotogaleria de Ana Feijão.

Os ciganos, por José Luís Peixoto

Seg, 19/10/2020 - 20:38
José Luís Peixoto regressa à sua infância e às experiências onde descobriu que na sua diferença os ciganos são iguais a nós, num artigo lido por Carlos Carujo.

Multinacional francesa obrigada a readmitir trabalhadoras

Seg, 19/10/2020 - 18:36
A Lauak, dedicada à produção de componentes para a aeronáutica com instalações em Setúbal e Grândola, foi obrigada a readmitir as trabalhadoras despedidas que estavam em gozo dos direitos de parentalidade. Recuo surgiu após intervenção da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.

Estudantes convocam manifestação pelo cinema português

Seg, 19/10/2020 - 17:35
Estudantes de várias escolas e faculdades artísticas do país convocaram uma manifestação esta esta terça-feira, na Assembleia da República, a partir das 8h30, exigindo que as operadoras de streaming não sejam isentas das obrigações fiscais que garantem o financiamento público do cinema em Portugal.

“Precisamos de mais profissionais no SNS e não de promessas que não são cumpridas”

Seg, 19/10/2020 - 14:32
Catarina Martins reforçou esta segunda-feira que quer um Orçamento do Estado com medidas concretas para reforçar o Serviço Nacional de Saúde e garantir que este responde a toda a população. Desde o início do ano, o SNS já perdeu quase mil médicos.

Estudantes da Universidade de Lisboa com covid-19 em condições “inadmissíveis”

Seg, 19/10/2020 - 14:32
A Brigada Estudantil agendou para esta segunda-feira uma ação, pelas 17h na Cantina Velha, nos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa, em protesto contra as condições de alojamento dos estudantes com covid-19 e a ausência crónica de espaço nas residências universitárias.

Bolívia: vitória eleitoral da esquerda põe fim ao governo golpista

Seg, 19/10/2020 - 13:31
Os primeiros resultados provisórios indicam que Luis Arce, ex-ministro da Economia de Evo Morales, venceu as presidenciais à primeira volta. Apesar da repressão e perseguição de que foi alvo, o MAS assegura a maioria nas duas câmaras legislativas.

A “nova prestação social”: entre o anúncio e a realidade

Seg, 19/10/2020 - 11:31
Em lugar de uma “nova prestação social”, o que consta da proposta do Orçamento é um “apoio extraordinário” que revê em baixa os apoios que já existiram em 2020 e que terminam entre outubro e dezembro.

“O Que Arde” é o vencedor do Festival CineEco 2020

Seg, 19/10/2020 - 10:29
O filme de Oliver Laxe, natural de França, mas com origens galegas, conta a história de uma aldeia da Galiza onde deflagrou um fogo florestal. O filme venceu o festival ambiental realizado em Seia, no distrito da Guarda. Artigo publicado em Interior do Avesso.

Páginas