Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 2 minutos 35 segundos atrás

O grande inquérito — Resultados preliminares

2 minutos 35 segundos atrás
“Na verdade, o que o Parlamento fez ao longo da última década foi um grande e contínuo inquérito ao poder económico sob a modernização conservadora — e à parcial decomposição desse poder”. Artigo de Mariana Mortágua

Catarina Martins denuncia atentado ambiental na Praia da Estela

2 horas 3 minutos atrás
A coordenadora do Bloco esteve na Praia da Estela, na Póvoa de Varzim, para denunciar um atentado ambiental: uma “parede de sacos de plástico” para “segurar” um campo de golfe, “que nem devia ali estar”, pois é duna primária.

O risco de giz: 7 días na Raia

3 horas 3 minutos atrás
Divulgamos no esquerda.net um documentário sobre 7 dias de um lado e outro da fronteira entre a Galiza e Portugal. O canal de televisão galego Nos TV tem toda a sua programação em galego ou em português.

Cuba: um grito, por Leonardo Padura

3 horas 3 minutos atrás
O escritor cubano escreve sobre o que aconteceu em Cuba a 11 de julho de 2021 que considera ser "também o resultado do desespero de uma sociedade que atravessa não só uma longa crise económica e uma crise sanitária pontual mas também uma crise de confiança e uma perda de expectativas”. Um artigo lido por Belandina Vaz.

Tratamentos de radioterapia em risco no Instituto de Oncologia de Lisboa

5 horas 4 minutos atrás
Falta de profissionais pode levar à paragem de aparelhos de radioterapia no IPO de Lisboa, mas Ministério das Finanças não autorizou contratação de 78 profissionais. Catarina Martins sublinha necessidade de reconhecimento das carreiras e critica Governo por não concretizar medidas.

O beija-mão de Bolieiro

6 horas 6 minutos atrás
A passada semana ditou mudanças no parlamento dos Açores, com o líder parlamentar de um partido que suporta o governo, o Chega, a deixar o respetivo grupo parlamentar, tornando-se deputado independente.

Mina de lítio na Estremadura espanhola causa protestos

7 horas 7 minutos atrás
A bacia do Tejo será afetada dizem os ambientalistas locais. Os efeitos vão desde “o grave risco para a saúde dos moradores, o impacto no meio ambiente e a destruição do desenvolvimento sustentável” da região Cáceres, perto da fronteira com Portugal.

O custo humano dos Jogos Olímpicos pandémicos

8 horas 9 minutos atrás
Os Jogos de Tóquio chamaram a atenção para problemas olímpicos endémicos (gastos, deslocamento de habitantes, militarização do espaço público e “lavagem verde”) e sublinharam também a supressão de toda a ética pelo pequeno gangue que dirige o COI. Por Dave Zirin e Jules Boykoff

Pingo Doce diz a trabalhadores que “metam baixa”, se não podem cumprir horário noturno

Dom, 25/07/2021 - 23:11
O Pingo Doce de Monção altera unilateralmente horários de trabalho e quer impor trabalho noturno a trabalhadores com responsabilidades familiares. A denúncia do assédio é do sindicato do comércio e foi divulgada pela CGTP.

Pegasus: Ruanda utilizou software contra mais de 3.500 ativistas, jornalistas e figuras políticas

Dom, 25/07/2021 - 22:11
O presidente da África do Sul e a filha de Paul Rusesabagina estão entre os alvos. Joseph Hanlon alerta que a entrada da tropa ruandesa em Cabo Delgado, Moçambique, faz parte de “um pacote que inclui espionagem e ataques a oponentes do presidente ruandês Paul Kagame”.

Na morte de Otelo

Dom, 25/07/2021 - 21:10
Otelo foi o grande protagonista que, em todo o século XX, melhor conseguiu representar os anseios mais avançados e universais do povo português.

As estranhas derrotas de uma potência que não para de se expandir e acumular

Dom, 25/07/2021 - 18:09
Crises, guerras e derrotas não são, necessariamente, anúncio do 'colapso' da potência derrotada. Podem ser uma parte essencial e necessária da acumulação de poder e riqueza e anúncio de novas iniciativas. José Luís Fiori analisa o aparente paradoxo da política externa dos EUA.

“Populações contam connosco para a coesão do concelho de Sesimbra”

Dom, 25/07/2021 - 16:08
António Marques, candidato à Câmara Municipal de Sesimbra, denunciou o estagnamento a que o executivo camarário tem condenado o concelho e garantiu que lutará para que “os sonhos para esta terra sejam uma realidade”.

A guerra das estrelas

Dom, 25/07/2021 - 15:07
Isto anda tudo ligado – enquanto o combate às alterações climáticas for empurrado para as costas das nossas decisões individuais, as desigualdades vão levar a melhor.

Conflito armado em Cabo Delgado não travou “apetites dos interesses mineiros”

Dom, 25/07/2021 - 14:07
Centro de Integridade Pública de Moçambique revela que os pedidos de concessões mineiras aumentam à medida que intensifica o conflito. Bem como aumenta a opacidade em relação aos seus beneficiários finais. Boa parte das concessões estão nas mãos da elite política moçambicana.

Otelo Saraiva de Carvalho (1936 – 2021)

Dom, 25/07/2021 - 12:05
Otelo Saraiva de Carvalho foi um dos obreiros do 25 de Abril de 1974. Morreu aos 84 anos no Hospital Militar de Lisboa. Catarina Martins afirma que Otelo merece ser "lembrado como um dos libertadores do nosso país". O Esquerda.net recupera imagens e entrevistas suas em 1975, 1976 e 1980. Em atualização.

Hungria: Milhares de pessoas desafiam Orbán em Marcha do Orgulho LGBTQI+

Dom, 25/07/2021 - 11:03
Este sábado, cerca de 30 mil pessoas participaram na iniciativa em solidariedade com a comunidade LGBTQI + do país e em protesto contra a nova legislação discriminatória do executivo de Viktor Orbán.

Associação Tchiweka lança portal sobre lutas de libertação em África

Dom, 25/07/2021 - 11:03
De acordo com esta Associação, o portal é dedicado especialmente aos interessados na investigação e divulgação da história da luta pela independência de Angola e das lutas de libertação da África em geral.

O “cavalo alado” israelita e o telemóvel de Dalai Lama

Sáb, 24/07/2021 - 22:00
A origem do Pegasus, que foi objeto de uma grande investigação do jornal britânico The Guardian, está em Israel, a “start-up nation” habituada a aceitar todos os dispositivos securitários em nome do “combate ao terrorismo”.

De 2017 a 2021 o interior continuou a perder eleitores

Sáb, 24/07/2021 - 21:00
Em apenas quatro anos, desde as últimas eleições autárquicas de 2017, os distritos do interior continuam a perder eleitores. Nos distritos de Guarda e Vila Real os números superam os 10 mil e no distrito de Viseu aproximam-se dos 20 mil. Publicado em Interior do Avesso.

Páginas