Esquerda.net
A mentira compensa até nos destruir
O desprezo pela verdade não é um acidente. É o sintoma de um conflito interno, profundo, que nos divide entre aquilo que somos e aquilo que queremos parecer. Infelizmente, muitos preferem abrigar-se na mentira. Mas ela prejudica sempre alguém. Um dia seremos nós.
Sessão pública pela Palestina
Sessão com participação de Dima Mohammed, Lídia Jorge, Peter Stilwell, Bruno Maçães, Carlos Almeida, Ana Catarina Mendes, Pedro Guerreiro, Marisa Matias e António Morgado. Fotos de Rafael Medeiros.
Carris ocultou dois acidentes anteriores no Elevador da Glória
Sindicato e comissão de trabalhadores tinham levantado questões de segurança à empresa em várias ocasiões. Esta última pediu uma reunião a Carlos Moedas há dois anos que nunca se realizou. O papel da empresa de manutenção dos elevadores de Lisboa continua a gerar dúvidas.
Sala de cheia em sessão pública de solidariedade com a Palestina
Na sessão pública que juntou figuras da sociedade civil e representantes dos partidos de esquerda, exigiu-se o fim do comércio de armas com Israel e considerou-se que o reconhecimento do Estado da Palestina por parte de Portugal foi tardio e tem de ser acompanhado de mais medidas no sentido de travar o genocídio em curso.
Uma semana de derrotas para Milei
Três vetos presidenciais foram rejeitados em votações na Câmara dos Deputados e no Senado argentino. Verbas para um hospital pediátrico, mais investimento nas universidades e transparência no financiamento das regiões vão assim ser uma realidade. Com eleições nacionais à porta, a motosserra parece ter emperrado.
Que forças são essas, amiga? (Dedicado ao Sérgio e à Capicua)
Que forças são essas, amiga, que ao longo da História te têm empurrado para o silêncio, para a cozinha, para a sombra? São forças muito concretas, económicas, religiosas, políticas, que encontraram na tua opressão uma forma de manter privilégios, sustentar impérios e perpetuar desigualdades.
Agrava-se falta de professores: 100.000 alunos sem professor
A situação é pior este ano, destaca Fenprof, numa altura em que um estudo mostra que metade dos jovens professores ponderaram mudar de profissão. Análise a contratações mostra que no norte há colocações e professores profissionalizados, no sul falta de professores e colocação de professores sem formação ou experiência.
Empresas de aeronáutica “capturaram” agência da ONU para aviação, diz relatório
Nas vésperas do encontro máximo da ICAO, a InfluenceMap critica a opacidade das negociações sobre medidas para reduzir emissões de carbono e as limitações das que até agora têm sido apresentadas devido ao poderio dos lóbis.
Ambientalistas denunciam que agro-indústria continua a poluir o Rio Maior
Todos os anos, por altura da campanha do tomate, este afluente do Tejo torna-se um “esgoto a céu aberto”. Vários movimentos exigem intervenção das autoridades ambientais.
A Luta contra a reforma laboral, não pode parar
A CGTP já avançou com uma Jornada Nacional de Luta para o dia 20 de Setembro, com duas manifestações no Porto e Lisboa. É necessário que estas manifestações sejam plurais e abertas aos movimentos sociais e em particular aqueles que trabalham junto dos imigrantes que já representarão 15% da mão-de-obra em Portugal.
Gaza e o neofascismo global
O benefício que Israel obtém dessa aliança internacional de extrema direita é que essas forças se tornaram as mais fervorosas defensoras do Estado sionista em geral e do governo Netanyahu em particular.
Alexandra Leitão acusa Governo de “desperdiçar oportunidade única”
O Governo anunciou a venda da antiga sede do Conselho de Ministros. A candidata da coligação Viver Lisboa opõe-se à venda de edifícios do Estado com potencial habitacional.
Viseu perde seis salas de cinema, Bloco defende urgência de reabrir o Ícaro
O Bloco de Esquerda lamenta o encerramento das seis salas de cinema no Fórum Viseu e quer que espaço do Cinema Ícaro seja adquirido pelo Município e “devolvido à cidade, à sua população e aos seus agentes culturais”.
Um significante a preencher
David Harvey, nas pisadas de Henri Lefebvre, pensa a cidade, o direito à cidade e o espaço de mobilização transformador que este pode representar. É o que se discute neste artigo.
Governo quer acabar com travão às rendas nos novos contratos
Entre as propostas de mexidas à lei das rendas está o fim do teto de 2% de aumento das rendas nos novos contratos e a facilitação dos despejos.
Trump usa a morte de Kirk para atacar adversários
Da defesa da liberdade de expressão e crítica à cultura de cancelamento, passou-se para o ataque indiscriminado ao que se chama “discurso de ódio”. Há despedimentos, bullying, recusa de vistos, pressões fiscais sobre fundações e uma ordem executiva repressora a caminho.
França em greve contra a austeridade
Uma semana após o protesto dos bloqueios, desta vez são os sindicatos a apelar a manifestações em todos os setores da economia. Centenas de milhares de pessoas saem às ruas em mais de 250 manifestações.
“Maná imobiliário”: Israel e EUA já negoceiam divisão de Gaza
Ministro das Finanças de Israel foi a uma conferência imobiliária dizer que Trump já tem em cima da mesa os planos de negócios para construir na Faixa de Gaza após a conclusão do genocídio.
O “novo” Médio Oriente
Com o ataque ao Qatar, Netanyahu teve a “virtude” de sentar à mesma mesa, pela mesma causa, árabes e persas. Não é coisa pouca. Publicado no blogue “Meu Mundo Minha Aldeia“