Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
RSS geral
Actualizado: há 37 minutos 30 segundos atrás

Erdogan quer proibir mulheres de manterem o apelido de solteiras

37 minutos 30 segundos atrás

O Tribunal Constitucional tinha decidido que a lei em vigor violava o princípio de igualdade entre homens e mulheres. O partido no poder apresentou no Parlamento uma iniciativa para obrigar as mulheres a adotar o apelido dos maridos.

Sessão “A 5ª Divisão do EMGFA na Revolução de Abril” esta quinta

2 horas 37 minutos atrás

A iniciativa está inserida no centenário de João Varela Gomes, vai decorrer na Voz do Operário e ocupará um dia com comunicações, cinema, música e poesia.

Como o Movimento Referendo pela Habitação constrói esperança contra a especulação

3 horas 37 minutos atrás

Durante mais de um ano, o Movimento Referendo pela Habitação recolheu assinaturas para referendar a presença do alojamento local em Lisboa. Agora, prepara-se para implementar o referendo, disputar a Assembleia Municipal e fazer campanha pelo direito à habitação.

Técnicos de diagnóstico do Amadora-Sintra em greve com adesão de 90%

5 horas 37 minutos atrás

A greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica da Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra, convocada para os dias 16 e 17 de Julho, registava uma adesão entre os 90 a 95% pelas 9:30 desta terça-feira. Os trabalhadores em greve têm como principal reivindicação a revisão da tabela salarial para a carreira.

Governo corta repouso, sindicatos dizem que um cacho não vale uma vida

6 horas 37 minutos atrás

Um governo demissionário aprovou um decreto que corta no repouso semanal para os trabalhadores que fazem as vindimas. Sindicatos e esquerda lembram que o ano passado morreram seis trabalhadores devido ao calor, que os horários e o tipo de trabalho são penosos e pedem medidas de adaptação às alterações climáticas.

Orçamento de desgoverno regional

Seg, 15/07/2024 - 22:39

Este orçamento não vai resolver nenhum dos problemas dos madeirenses comuns. Continuará a existir uma crise na habitação, porque não há medidas concretas e suficientemente corajosas. Na saúde, o governo prefere dar milhões aos privados, que assim poderão lucrar com as falhas do Serviço Regional.

É altura de falar sobre a cultura das armas nos Estados Unidos

Seg, 15/07/2024 - 21:39

Se quisermos menos tiroteios políticos, e menos tiroteios em geral, dar sermões às pessoas sobre como falam de figuras como Donald Trump não será provavelmente uma estratégia eficaz. É preciso concentrarmo-nos na legislação americana sobre armas que é bizarramente permissiva.

Negociações para governo de esquerda suspensas por "bloqueio" do PS diz França Insubmissa

Seg, 15/07/2024 - 19:38

A França Insubmissa acusou o PS de não aceitar nenhum nome senão o do seu líder para primeiro-ministro. Este mudou completamente a linha e diz agora querer uma candidatura da sociedade civil numa proposta que será apoiada pelos dois outros parceiros da coligação.

Acreditas na vida além do trabalho?

Seg, 15/07/2024 - 16:37

A semana de 4 dias não é uma utopia. É um imperativo de modernidade e de respeito. É apenas uma questão de quando. E o Bloco cá estará para dar força a esta ideia de uma vida para lá do trabalho.

Bloco denuncia ilegalidade no despedimento de trabalhadoras da limpeza em centros de saúde

Seg, 15/07/2024 - 14:36

Uma “enorme injustiça e ilegalidade” foi a expressão que Mariana Mortágua utilizou para descrever a situação, que deixou no desemprego quase duas dezenas de trabalhadoras, algumas das quais trabalhavam na limpeza e manutenção do centro de saúde em Penafiel há mais de vinte anos.

Ventura integra Chega na teia de Putin

Seg, 15/07/2024 - 12:36

A extrema-direita europeia tenta hoje disfarçar as suas velhas ligações a Vladimir Putin. Mas a aliança “Patriotas Pela Europa” - que o Chega acaba de integrar - tem Viktor Orbán como principal promotor. Dois dias antes de lançar este grupo, o primeiro-ministro húngaro esteve no Kremlin.

Falências do tempo da troika triplicam dívida incobrável ao fisco

Seg, 15/07/2024 - 11:36

As dívidas fiscais referentes às falências de empresas no tempo do Governo Passos Coelho/Paulo Portas só agora estão a ser declaradas incobráveis causando um aumento exponencial deste indicador.

O veto de Macron contra quem salvou a República: 3 notas sobre as eleições francesas

Dom, 14/07/2024 - 22:31

O efeito desta manobra de Macron de não permitir que a Nova Frente Popular forme governo será só um: rebentar com a confiança na possibilidade de a democracia gerar alternativas. Caso consiga, será mais um favor, depois de tantos outros, ao desespero e à extrema-direita.

A luta de classes na comida e nos corpos

Dom, 14/07/2024 - 21:31

A desigualdade contemporânea revela-se na desigualdade alimentar. Uma viagem pela história da nutrição do Paleolítico à contemporaneidade ajuda a explicar as razões.

Como o bolsonarismo usou o Estado para espiar os seus adversários

Dom, 14/07/2024 - 19:31

Um software de espionagem israelita e um exército de perfis falsos eram duas das armas usadas pela “Abin Paralela” contra alvos como juízes, jornalistas, funcionários públicos que investigaram casos em que estavam envolvidos filhos do ex-presidente e adversários políticos.

Sustentabilidade dos territórios perante a crise socio-ambiental

Dom, 14/07/2024 - 16:30

Perante ameaças à sustentabilidade socio-ambiental, cabe perguntar: em que medida os diversos modelos de desenvolvimento  estão efetivamente interessados na mudança de paradigma?

Guarda “brasileira” no Reino Unido, o racismo colonial e o passaporte português

Dom, 14/07/2024 - 14:30

A notícia da detenção da “guarda brasileira com passaporte português” no Reino Unido não é apenas um evento isolado, mas reflexo de questões profundas e sistémicas relacionadas com a nacionalidade, identidade e poder.

A violência, a imagem decisiva e as teorias da conspiração

Dom, 14/07/2024 - 12:29

Ao contrário do que Biden diz, este tipo de violência não é “inédito” no país. Para além disso, a extrema-direita tornou omnipresente a sua ameaça. E a forma como o tiroteio foi rapidamente transformado em arma de arremesso nas redes com o desdobrar de teorias da conspiração significa que o potencial de escalada é muito elevado.

Ameaçaram fazer greve à Comic-Con de San Diego, conseguiram aumento de 55%

Dom, 14/07/2024 - 11:29

Os trabalhadores da hotelaria tinham decidido fazer greve numa votação com mais de 99% dos votos afirmativos. O pré-acordo é considerado pelo sindicato como algo “sem precedentes”.

Thomas Matthew Crooks: quem é o homem que disparou contra Trump

Dom, 14/07/2024 - 10:29

Jovem, branco, republicano e morador perto do local do comício onde os disparos ocorreram, o atirador foi morto depois de disparar contra o candidato presidencial que ficou ligeiramente ferido.

Páginas