Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 1 minuto 19 segundos atrás

“A agricultura extensiva é a resposta para o desenvolvimento do Alentejo e do país”

1 minuto 19 segundos atrás
Em Castro Verde, Catarina Martins alertou que “a monocultura intensiva não tem trazido emprego” e “está a estragar os solos e a água” e defendeu que o Alentejo e o país precisam para o seu desenvolvimento de uma “agricultura extensiva, que seja ordenada e apoiada”.

A invasão ainda não acabou

1 minuto 19 segundos atrás
As tentativas sucessivas de genocídio e de eliminação cultural do povo curdo por parte da Turquia não é, infelizmente, uma novidade, mas não é por repetir-se que se deve naturalizar e abandonar as nossas preocupações.

Urgência de Chaves sem pediatra permanente no período noturno

1 hora 1 minuto atrás
O Serviço de Urgências do Hospital de Chaves, integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), encontra-se neste momento sem pediatra em permanência durante a noite.

Cannadouro e Conferência sobre Canábis Medicinal regressam em novembro

2 horas 1 minuto atrás
Ouça nesta edição do podcast Quatro e Vinte todas as notícias da atualidade canábica nacional e internacional.  

Enquanto há dinheiro dos outros…

3 horas 1 minuto atrás
Um dos partidos que entrou no Parlamento português é a Iniciativa Liberal, ou chamemos pelo verdadeiro nome, a Iniciativa Neoliberal que quer privatizar a Caixa Geral de Depósitos e a RTP – RTP. Texto de Alexandre Fernandes.

Os números da pobreza

6 horas 3 minutos atrás
Será que António Costa quer agarrar este desafio? A julgar pela forma como virou as costas à “geringonça”, creio que está dada a resposta.

Empréstimos imobiliários: ilegítimos e ilegais

7 horas 4 minutos atrás
Da Polónia à França, passando pela Croácia, Hungria, Eslovénia, Grécia e outros países dos Balcãs, o negócio do crédito hipotecário em francos suíços afeta mais de um milhão de vítimas da voracidade dos grandes bancos privados. Por Eric Toussaint

Geovani Martins: “Um mosaico possível do Rio de Janeiro”

Sáb, 19/10/2019 - 23:18
O esquerda.net entrevistou Geovani Martins, autor carioca, a propósito do seu livro de contos “O sol na cabeça”, recentemente publicado em Portugal. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Bloco afirma disponibilidade negocial e define prioridades de ação

Sáb, 19/10/2019 - 19:14
A Mesa Nacional bloquista fez balanço das eleições, pronunciou-se sobre alguns acontecimentos internacionais e reafirmou disponibilidade para a negociação com PS, defendendo como prioridades recuperação de salários e pensões, fortalecimento de serviços públicos e investimento público para responder à crise da habitação e à emergência climática.

Câmara de Lisboa quer que Governo disponibilize casas a preços acessíveis para professores

Sáb, 19/10/2019 - 16:12
Os elevados preços das rendas estão a afastar docentes das escolas da capital. Por proposta do Bloco de Esquerda, a Câmara de Lisboa aprovou moção pedindo ao Governo que intervenha e em articulação com o executivo municipal disponibilize “alojamento a preço acessível”.

O Porto nas bocas do mundo – para nossa vergonha

Sáb, 19/10/2019 - 15:10
Nos últimos dias, as declarações do presidente da Câmara do Porto deram que falar – pelos piores motivos.

Quinta noite consecutiva de confrontos na Catalunha

Sáb, 19/10/2019 - 14:10
A noite desta sexta-feira foi a de maiores confrontos da polícia com grupos de jovens, sobretudo em Barcelona. 182 pessoas ficaram feridas e 54 foram presas. Dois jornalistas foram detidos pela Polícia Nacional, um dos quais um fotojornalista do El Pais, devidamente identificado.

Leviandade

Sáb, 19/10/2019 - 12:59
Por que razão António Costa escolheu Ana Mendes Godinho para coordenar a área do Trabalho? Postado por João Ramos de Almeida em Ladrões de Bicicletas.

Entre o inferno e o purgatório: o Labour e o acordo de Johnson para o Brexit

Sáb, 19/10/2019 - 10:56
Com um novo acordo de saída a ser votado em Westminster, e muita incerteza no horizonte, a fadiga do Brexit em estado terminal não pode sobrepor-se a imperativos de classe fundamentais. Por Kevin Ovenden/Counterfire.

Não existe amor em Madrid

Sáb, 19/10/2019 - 00:35
Esta sentença é o xeque-mate a uma solução negociada: a Catalunha será submissa ou não será.

A eleição mais árdua de Evo Morales

Sex, 18/10/2019 - 23:34
Avanços económicos e redução da pobreza fazem-no favorito nas eleições deste domingo, mesmo com desgaste de 14 anos no poder. Oposição boliviana, dividida, tenta alcançar segunda volta - e aposta em “protestos sem partido” e nos milhares de indecisos. Por Pablo Stefanoni.

Catalunha: Marchas massivas juntam mais de meio milhão de pessoas

Sex, 18/10/2019 - 22:33
Nesta sexta-feira, na Catalunha foi dia de greve. Mais de meio milhão de pessoas encheram as ruas de Barcelona exigindo a liberdade dos presos políticos catalães. Às 19 horas, após as marchas, começaram confrontos entre a polícia e grupos de jovens, que se mantêm há várias horas e estão a ser transmitidos em direto no you tube, pelo El Pais.

Moçambique: eleições contestadas e violência do Estado Islâmico

Sex, 18/10/2019 - 19:32
Em Moçambique as armas tinham-se calado para falar as urnas depois do acordo de paz. Com a vitória esmagadora da Frelimo e os problemas ocorridos na votação, teme-se que voltem confrontos entre as duas principais forças políticas. Num momento em que o Estado Islâmico anuncia ataques no norte do país.

Lusorecursos Portugal Lithium: empresa de pouco capital ganha concessão de milhões

Sex, 18/10/2019 - 18:31
A empresa que foi constituída apenas três dias antes de assinar um contrato com o Estado para a exploração de uma mina de Lítio em Montalegre comunicou ter um milhão de euros de capital social. Afinal, revela o Correio da Manhã, tinha só 50 mil. Ainda assim conseguiu um contrato que pode render 380 milhões em 20 anos.

A solução Natália Correia para enfrentar a técnica Ventura

Sex, 18/10/2019 - 17:30
Antes de se atirar contra alguma frase venturista ou de levantar a sua indignação contra o que ele vai fazer todos os dias, pergunte-se como diria Natália Correia, que poema leria ou que imagem apreciaria.

Páginas