Esquerda.net
Resposta do Governo? “Indignação é muito grande e muito justificada”
À saída da reunião com a UGT, José Manuel Pureza afirma que este é o momento de o Governo respeitar os direitos de quem trabalha e não acrescentar mais desmotivação às vítimas da tragédia e da crise social que dela resultará.
O desventura
A necessidade do voto em Seguro na segunda volta é uma evidência que não deve alimentar equívocos.
Musk fez do Grok um gerador de pornografia para atrair utilizadores
Investigação do Washington Post mostra como o bilionário deu ordens para reduzir limitação ao conteúdo sexual no chatbot de inteligência artificial e assim aumentar os downloads da aplicação.
Por que Xi afastou o general mais graduado da China
Como diz o ditado chinês, nunca pode haver dois tigres na mesma montanha – Xi só pode tolerar uma certa dose de dissidência, mesmo por parte de uma figura com enorme estatura e credenciais aparentemente incontestáveis.
Mais de 500 nomes da Cultura apoiam Seguro contra a normalização do discurso de ódio
O manifesto “Cultura Segura” junta centenas de criadores, trabalhadores, pensadores e agentes do sector da cultura num apelo ao voto em António José Seguro. Leia aqui o manifesto e a lista de subscritores.
Apoios anunciados pelo Governo “só podem ser um ponto de partida”
Bloco de Esquerda defende a mobilização de todos os mecanismos europeus e de todos os meios da proteção civil e Forças Armadas, além de medidas antiespeculação dos preços de materiais de construção e de emergência.
Leiria foi terraplanada e o Governo mentiu
O Ministro da Presidência entretém-se no TikTok, reduzindo um ministério a uma competição de likes. Enquanto isso, os Leirienses não conseguem ligar para o 112 porque houve novamente uma falha de telecomunicações de dimensões bíblicas. O TikTok de Leitão Amaro funciona melhor que o SIRESP e que os geradores que ainda não chegaram a esta região.
Noir, poder, trabalho e controle social: o romance como contra-narrativa do presente
Entrevista com o escritor Massimo Carlotto, mestre do noir italiano e europeu, para quem a literatura noir deve ser o espelho do presente, o reflexo apodrecido de um sistema fundado na exploração do trabalho e na colonização das existências.
Trump, a Europa e a internacional neofascista: do apoio ideológico à coordenação política
O segundo mandato de Trump assume uma vontade de intervenção direta e sistemática nas relações de força políticas internas dos países europeus, em benefício dos partidos ou governos de extrema direita e neofascistas.
“Anos de Brasa” – Luís Farinha, um retrato da sociedade portuguesa no período do 25 de Abril
Um conjunto de dez pequenos contos, seguido de textos sobre personagens marcantes da nossa história recente e com ligação ao período revolucionário do 25 de Abril.
A campanha de Mamdani ou a empatia em tempos de hiperpolítica
Esta campanha demonstrou que mesmo na era da hiperpolítica é possível construir mobilização e energia coletivas que contrariam a ideia de uma participação individualista e atomizada. É mesmo possível retirar as pessoas da sua solidão e encontrar alegria na participação política.
SOS Racismo denuncia novo caso de violência policial no aeroporto de Lisboa
Jovem são-tomense de 23 anos teve de ser assistido na urgência do Hospital de São José, de onde foi retirado pelos agentes sem fazer um exame requerido pelos médicos. SOS exige abertura de inquérito e preservação dos registos de videovigilância.
“Mais do que vídeos nas redes sociais, as pessoas precisam de apoios concretos”
A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reuniu este sábado. José Manuel Pureza defende que o Governo deve assumir responsabilidades e aprovar apoios concretos e imediatos às comunidades mais afetadas pela depressão Kristin.
Minneapolis passa à ofensiva contra o ICE
Nesta entrevista com Aru Shiney-Ajay, diretora executiva do Movimento Sunrise, falamos sobre a infraestrutura de organização comunitária em Minneapolis, por que razão o facto de visar as empresas que lucram com o ICE está a funcionar e como outras cidades poderiam fazer o mesmo.
Ergástulo e nós
A política como corrida de cavalos não é somente um sintoma, mas também uma causa moldando a discussão e reflexão no espaço público. São inúmeros os outros sintomas que se tornam causas, justamente por serem esses fenómenos que permitem a manutenção de uma organização societária tão injusta e desigual.
Leiria: Bloco abre sede para recolher donativos e divulga ações solidárias nos vários concelhos
Em comunicado, a distrital de Leiria do Bloco de Esquerda critica a incompetência do Governo e apela à mobilização total de meios. Veja aqui onde pode levar ajuda em cada concelho.
A Questão Curda e a Questão Nacional: Estado-Nação ou Estado de Cidadania?
A transformação da ''nacionalidade oprimida'' em ''ferramenta de opressão'' representa a derrota moral do projeto libertário, provando que a falha está na estrutura do estado-nação excludente.