Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 15 minutos 6 segundos atrás

Creches: as diferenças entre Lisboa e Porto

15 minutos 6 segundos atrás
Para termos uma rede gratuita e universal para as crianças dos 0 aos 3 anos, precisamos que as creches saiam do âmbito da Segurança Social e passem para o Ministério da Educação, integrando o sistema educativo.

STRUN, o sindicato de camionistas da CGTP que também está em greve

2 horas 15 minutos atrás
O STRUN está em greve por questões como o descanso obrigatório e as horas extraordinárias. A ANTRAM declarou que o seu pré-aviso de greve viola o Código de Trabalho e ameaçou com a marcação de faltas não justificadas e processos disciplinares mas os trabalhadores mantiveram a mobilização.

Políticas para envelhecimento de qualidade - políticas para todos e todas!

3 horas 15 minutos atrás
Texto de Lúcia Cunha de apoio ao debate “Pela nossa saúde: respostas públicas para o envelhecimento”, que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no domingo, 1 de setembro, às 11h45 horas, no Porto.

Cerca de mil trabalhadores da Google contra negócios com agências de imigração dos EUA

Sex, 16/08/2019 - 22:35
São, até à hora em que esta notícia foi escrita, 906 os trabalhadores da Google que apelam para a empresa não trabalhar com as agências de imigração norte-americanas que têm sido acusadas de abusos contra os direitos humanos.

Um funeral para o glaciar morto na Islândia

Sex, 16/08/2019 - 21:34
O glaciar Okjökull, mais conhecido como Ok, não sobreviveu às alterações climáticas. No próximo domingo, terá direito a um funeral simbólico com descerramento de uma placa para sensibilizar sobre a crise ambiental numa altura em que os restantes 400 glaciares do país estão ameaçados.

Forte adesão à greve dos trabalhadores do INATEL

Sex, 16/08/2019 - 21:34
Os trabalhadores do INATEL estão em greve esta sexta-feira por todo o país. Reclamam que seja cumprido o acordo de empresa: querem progressão nas carreiras e um horário de 35 horas semanais. E recordam que em dez anos apenas foram aumentados uma vez, em 2018, e apenas em 2,5%.

Greve dos camionistas: o autoritarismo não é o caminho

Sex, 16/08/2019 - 18:33
Catarina Martins visitou a Praia da Leirosa para defender uma transferência permanente de sedimentos e a paragem de dragagens de areia inúteis.  Sobre a greve dos camionistas declarou que o "governo tem de ter a capacidade de ser um mediador e não um porta-voz da Antram".

Évora: Bloco entrega lista para as legislativas

Sex, 16/08/2019 - 18:33
O Bloco de Esquerda entregou esta sexta-feira, no Tribunal de Évora, a lista de candidatos pelo círculo eleitoral de Évora às eleições legislativas de 6 de outubro. A lista é encabeçada por Bruno Martins.

Natália Correia: a censura de “A comunicação”

Sex, 16/08/2019 - 16:32
Este é um texto em que a autora apresenta uma ambiguidade entre poesia e teatro. A PIDE considerou que “o estilo irreverente e por vezes pornográfico da linguagem em frequentes passagens de algumas das quadras” obrigava à “reprovação da peça”, já que a sua “Indispensável sequência” impossibilitava “quaisquer cortes de saneamento”. Por Ana Bárbara Pedrosa.

Trump interessado em comprar a Gronelândia

Sex, 16/08/2019 - 15:32
De acordo com a imprensa internacional, a possibilidade já foi mencionada várias vezes. Trump demonstrou interesse nos recursos naturais e na importância geopolítica do território.

54 casos de mutilação genital feminina detetados em seis meses em Portugal

Sex, 16/08/2019 - 14:32
Nos primeiros seis meses do ano foram já assinalados quase tantos casos de mutilação genital feminina como em todo o ano passado. Está no terreno um projeto de combate ao fenómeno que inclui centros de saúde e oito organizações não governamentais.

Noruega suspende doações a fundo para a Amazónia

Sex, 16/08/2019 - 13:31
Governo de Bolsonaro bloqueou as operações do Fundo Amazónia, o que levou a Noruega a suspender o apoio financeiro aos projetos contra a desflorestação no Brasil. Bolsonaro reagiu de forma irada.

Motoristas de Matérias Perigosas mantêm greve

Sex, 16/08/2019 - 11:31
Presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas afirma que a greve irá continuar “como até agora”, mesmo depois de sindicato de motoristas de mercadorias gerais ter desconvocado o protesto. Antram diz que aceita reunir com os sindicatos caso desconvoquem greve.

Devemos ser indiferentes a Bolsonaro?

Sex, 16/08/2019 - 11:31
A indiferença frente a Bolsonaro significa ignorar os pedidos de socorro que soam pelo Brasil. Todos recordamos que fascismos dos anos 30 na Europa também foram eleitos sem que os outros governos europeus mostrassem grande incómodo.

Uma nova era na forma de encarar o parto e os cuidados a ter

Sex, 16/08/2019 - 11:31
Texto de Ana Campos e Luísa Sotto Mayor de apoio ao debate “Uma nova era na forma de encarar o parto e os cuidados a ter", que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no sábado, 31 de agosto, às 16h30 Porto.

Grupos anti-touradas marcam protesto no Cartaxo

Qui, 15/08/2019 - 21:24
O grupo anti-touradas do Cartaxo e o movimento Santarém Sem Touradas estão a organizar uma manifestação pacífica contra os espetáculos taurinos. O protesto está marcado para o dia 23 de agosto, dia em que se realiza a corrida dos 145 anos da inauguração da Praça de Touros do Cartaxo.

Extinguir a SRU que dá energia a Salgado

Qui, 15/08/2019 - 21:24
O vereador Salgado licenciou grandes obras na Câmara e, agora, o presidente Salgado da SRU executa essas mesmas obras com a autonomia conferida à empresa municipal, longe do controlo dos órgãos autárquicos.

Portugal vai acolher até 10 migrantes do Open Arms

Qui, 15/08/2019 - 19:24
Governo português anunciou estar disposto a receber parte dos migrantes a bordo do Open Arms, juntando-se a Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo e Roménia. Matteo Salvini tentou reverter a autorização dada por um tribunal para o navio atracar em Itália.

Reino Unido: Corbyn propõe moção de censura para evitar Brexit sem acordo

Qui, 15/08/2019 - 17:23
O líder trabalhista propôs aos outros partidos que o ajudem a evitar um Brexit sem acordo fazendo cair o governo conservador e viabilizando um governo provisório trabalhista que convoque novas eleições.

Há combustível para a greve?

Qui, 15/08/2019 - 15:22
Poder-se-á discutir a proporcionalidade e a oportunidade da greve mas quando vemos o governo coligar-se objectivamente com os interesses da contraparte, decretar serviços mínimos tão máximos que põem em causa a essência da greve, percebe-se que só o curto prazo é a preocupação.

Páginas