Esquerda.net
Bolsonaro no banco dos réus
O destino de Bolsonaro baralha os planos eleitorais da extrema-direita e deixa várias disputas em aberto.
Controlar os preços de bens essenciais – uma ideia vencedora?
Depois do relativo sucesso da ideia de controlo de rendas, este podia ser um próximo passo. Parece-me ser uma batalha facilitada pelo facto de a propriedade estar visivelmente mais concentrada nos setores do retalho e da energia do que no da habitação.
“Memória de uma Epifania”, Maria João Vaz – A partilha da experiência de mulher trans
“Num tempo em que as questões de género e a comunidade trans estão sob ataque mortal por parte da direita e extrema-direita, o conhecimento da realidade e da diversidade deverão gerar empatia e a quebra de preconceitos que se baseiam sobretudo na ignorância”, artigo de Almerinda Bento.
Saída de Tunes adiada, mais 200 ativistas partem este domingo da Sicília
Na Tunísia, uma onda de solidariedade continua a mobilizar-se em torno da expedição humanitária que pretende romper com o bloqueio à chegada de auxílio humanitário a Gaza. Os barcos previstos já estão cheios com donativos mas os tunisinos continuam a fazer longas filas na esperança de ajudar.
Acidente no Elevador da Glória: uma “atrapalhação”?
Se tal se confirmar (as causas do acidente estarem, de algum modo, relacionadas com a “externalização” / subcontratação da manutenção), isso não tem nada de surpreendente, para não se dizer que, em geral, é (quase) regra.
Bloquear tudo? O que é o movimento que quer parar França a 10 de setembro
Um movimento nebuloso de extrema-direita, um ressurgimento dos Coletes Amarelos ou uma reunião de ativistas de esquerda? Desde agosto que há assembleias gerais a preparar para este bloqueio em mais de 60 cidades. O que está afinal a acontecer?
A marcha pelos direitos de todos os animais voltou a sair à rua
A organização pretendeu “mostrar que os animais têm voz”, reivindicando “o direito à vida, o direito à justiça, o direito a um habitar, o direito a um resgate e o direito dos animais serem livres”.
Maria Silva n' Os Cantos da Casa
Maria Silva ― Recanto, 2025.
Sofia Leão ― Mar, 2025.
José Mário Branco ― Correspondências, 1991.
Piananimal ― Concerto no 2, 2024.
Ligados às Máquinas ― Amor dimensional, 2024.
Edição nº 457, de 6 de Setembro de 2025
Táticas de desinformação climática tornam-se mais sofisticadas
O negacionismo deu lugar a estratégias mais insidiosas que atrasam a ação climática global. Uma nova investigação identifica cinco narrativas dominantes usadas para distorcer a ciência climática, desde ataques a energias renováveis até amplificação de incertezas científicas.
A degradação do edificado em Beja - símbolo máximo da negligência autárquica
O melhor exemplo da inércia política, da qual brota agora a insatisfação mais embrutecida e doente, é a degradação inqualificável do edificado do concelho de Beja. É o símbolo máximo da negligência autárquica, constituindo um autêntico garrote ao desenvolvimento local.
Gustavo Petro: “viaja ao vosso lado a voz de milhões que acreditam que paz não é utopia”
Numa carta à Flotilha, o presidente colombiano solidariza-se com a missão humanitária escrevendo: “que o vento leve os vossos barcos com a força da história, que o mar vos abra os braços e que o mundo ouça a vossa mensagem: Gaza não está sozinha” e “a humanidade não pode mais permanecer em silêncio”.
Agronegócio = territórios a saque
Na ausência de reestruturação fundiária, sobreveio a pior das combinações possíveis: latifúndio e abundância de água. Duas décadas depois, está demonstrado que o latifúndio de regadio é mais predador ainda, dos pontos de vista ambiental e social, promovendo até o trabalho escravo.
O “problema” da imigração não é a imigração
Em momentos de crise económica ou insegurança social, o velho reflexo ressuscita: culpar o estrangeiro, desconfiar do diferente, erguer muros. É um eco de tempos em que tal atitude podia salvar uma vida, mas hoje apenas empobrece sociedades e reforça divisões artificiais.
“Deus é lésbica”: tribunal marroquino condena feminista à prisão por causa de t-shirt
A psicóloga clínica Ibtissame Lachgar foi condenada a dois anos e meio de prisão pelo crime de “ofensa ao islão” por publicar nas redes sociais uma foto sua vestindo uma t-shirt com slogan feminista.
Manuel Sacristán: o legado de um pensador essencial para o século XXI
Passam esta sexta-feira cem anos do nascimento de um pensador que com o seu comunismo ecológico, pacifismo lúcido, crítica à tecnociência capitalista, defesa de uma universidade democrática e exemplo de coerência ética e intelectual nos deixou um legado que continua a desafiar-nos e a inspirar as novas gerações de pensadores críticos e ativistas transformadores.
Mártires, proximidade e cooperação
O acordo de associação entre a UE e Israel estipula no seu artigo segundo o respeito pelos direitos humanos. Espera-se que os nossos governantes, se manifestem a favor da sua suspensão — até que Israel respeite os direitos humanos.
Reitor da Universidade do Porto denuncia pressões, Bloco quer esclarecimentos
Num concurso para Medicina, Sousa Pereira diz que houve pressões de pessoas “influentes” para deixar entrar candidatos que não tinham tido nota mínima e que recebeu telefonema do ministro da Educação. Joana Mortágua comenta que “dificultar o acesso ao curso de medicina foi e é errado mas não se corrige com jeitinhos e irregularidades”.
Flotilha responde ao governo sionista: “intimidação não nos vai silenciar”
Ben-Gvir diz que vai tratar como “terroristas” todos os participantes na viagem para fazer chegar ajuda humanitária a Gaza. A Flotilha vinca que a sua missão é “humanitária, legal e imparável”.
Federação Europeia de Trabalhadores de Transportes: “segurança não pode ser externalizada”
Outsourcing atribuído à proposta mais barata fez com que o trabalho que era feito por 24 trabalhadores passasse a ser por dois. FETT defende que se “restaurem sistemas de manutenção internos robustos que priorizem a segurança e a competência dos trabalhadores”. Fectrans e Comissões de Trabalhadores também defendem fim da externalização.
Trabalhadores de ETT para a Vodafone em greve nos fins de semana de setembro
Os trabalhadores da RHMais e da Randstad reivindicam um aumento salarial de 15% não inferior a 150€ para todos os trabalhadores e do subsídio de refeição. A primeira destas empresas decidiu descontar salário porque os trabalhadores participaram num plenário.