Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 15 minutos 1 segundo atrás

O fim da justiça divina

15 minutos 1 segundo atrás
Não se referenda um sofrimento inatacável porque temos o direito de poder sobreviver a nós mesmos. Amor e dignidade não se entregam aos ditames da fé ou da sua ausência.

Açores: Bloco alerta para precariedade na Equipa de Acompanhamento do Estagiar L

3 horas 16 minutos atrás
O partido desafia o governo regional a “acabar com esta injustiça”. Estes trabalhadores estariam abrangidos pelo programa extraordinário de regularização de trabalhadores precários que o Bloco propôs para o Orçamento da Região para 2023 mas a proposta foi rejeitada pelos partidos da coligação de direita.

Annie Ernaux: “escrevo para vingar a minha raça e para vingar o meu sexo”

4 horas 16 minutos atrás
Ao receber o Nobel, a escritora ecoou o grito de Rimbaud: “sou de uma raça inferior desde toda a eternidade” e defendeu que “na atualização do indizível social, esta interiorização das relações de dominação de classe e/ou de raça, de sexo, há possibilidade de uma emancipação individual mas também coletiva”. Lê o discurso completo.

Angola: jornalistas detidos e agredidos, professores ameaçados

6 horas 17 minutos atrás
Quando cobriam uma manifestação sete jornalistas foram agredidos e detidos, poucos dias depois da sede do Sindicato dos Jornalistas Angolanos ter sido assaltada pela segunda vez e dias antes de uma marcha contra as intimidações a jornalistas. Os professores estão em greve e denunciam ameaças em Malanje e no Bié.

A necessidade de lambermos o mundo

7 horas 17 minutos atrás
Recentemente temos vindo a assistir à utilização do vocábulo “colaborador” em vez de “trabalhador”. Esta mudança, aparentemente inofensiva, prejudica na verdade o trabalhador porque lhe retira a noção mais básica daquilo que um trabalhador faz: o trabalho.

Eutanásia legalizada: a lei João Semedo volta a passar no Parlamento

8 horas 18 minutos atrás
Apesar das manobras para tentar adiar a efetivação da despenalização da morte medicamente assistida, o Parlamento aprovou pela terceira vez a lei com votos a favor do Bloco, de grande parte dos deputados do PS, da IL, do PAN e do Livre e de seis deputados do PS e os votos contra do Chega e do PCP. Marcelo ainda tem poder de veto.

Misericórdias ficam com dinheiro de apoios extraordinários a pensionistas, Bloco questiona

10 horas 25 minutos atrás
O partido considera a situação inaceitável e pergunta ao governo que medidas irá adotar “para reverter as situações em que as instituições se apropriaram do complemento extraordinário a pensionista que são os reais destinatários desta medida” e que prazos serão concedidos para a devolução “dos montantes indevidamente retidos”.

As celas da vergonha europeia: migrantes detidos em centros clandestinos

11 horas 27 minutos atrás
Na Bulgária, Hungria e Croácia há instalações secretas onde se detêm pessoas ao arrepio da lei antes de serem expulsas ilegalmente da UE. Não são casos isolados mas “parte de um sistema”. Alguns dos locais “são financiados pela UE e operados à vista de responsáveis do Frontex” indica investigação de vários órgãos europeus.

Trabalhadores dos silos de Leixões estão em greve

12 horas 27 minutos atrás
Estiveram doze anos sem aumentos e o ano passado tiveram um aumento residual. Este ano a empresa do grupo Champalimaud “declarou não querer sequer discutir aumentos de salários e muito menos a aplicação de contratação coletiva” informa o SINTAB.

Condições de trabalho, subcontratação e Lacordaire

Qui, 08/12/2022 - 23:12
É com os trabalhadores dos quadros de pessoal das PME que o emprego é de menor qualidade, com salários mais baixos, maior precariedade, condições de trabalho mais degradadas e maior desregulação social.

Guerra comercial entre os EUA e a UE sem fim à vista

Qui, 08/12/2022 - 21:12
Em resposta à Lei de Redução da Inflação estadunidense, que prevê medidas protecionistas aos fabricantes de automóveis e baterias nos EUA, von der Leyen prometeu flexibilizar o quadro de auxílios estatais de forma a criar subsídios europeus à sua indústria verde.

Realpolitik: Chevron volta a operar na Venezuela

Qui, 08/12/2022 - 20:08
As imagens dos funcionários da Chevron a assinarem os acordos marcam um novo momento, talvez o último e final, na crónica da morte anunciada da estratégia de destituição seguida pela administração Trump. Por Marcos Salgado.

Lado a Lado: resposta europeia à Covid-19 e a recessão que aí vem

Qui, 08/12/2022 - 18:08
Neste episódio do podcast, Marisa Matias dá conta dos trabalhos da comissão especial que investiga as práticas e os procedimentos da UE no âmbito da pandemia e José Gusmão fala da política monetária que arrastará a UE para a recessão.

Tripulantes da TAP iniciaram greve de dois dias com adesão total

Qui, 08/12/2022 - 17:06
Foi com adesão total que começou a paralisação dos tripulantes de cabine da TAP, uma greve por melhores condições de trabalho que continua na sexta e pode repetir-se mais vezes até ao fim de janeiro.

Chuvas provocam dezenas de desalojados na região de Lisboa

Qui, 08/12/2022 - 16:04
A precipitação forte da noite de quarta e madrugada de quinta-feira atingiu 63% dos valores previstos para todo o mês de dezembro. Dezenas de pessoas foram resgatadas e uma pessoa morreu em Algés. Alerta mantém-se para noite de quinta-feira.

Manobras de diversão (ou como o Governo esconde um Orçamento do Estado)

Qui, 08/12/2022 - 15:04
Este OE mereceu o voto favorável dos patrões, os quais agradecem os favores que o Governo lhes faz e aplaudem o ataque a quem trabalha ou trabalhou durante toda a sua vida. Perante a crise que vivemos, o Governo apresenta um OE de empobrecimento e que falha em toda a linha.

Presidente do Peru tentou dissolver o Congresso e acabou destituído e preso

Qui, 08/12/2022 - 13:03
Pedro Castillo ia ser alvo de uma terceira tentativa de destituição quando anunciou a intenção de dissolver o Congresso e passar a governar por decreto. Em vez disso, os congressistas empossaram a sua vice, Dina Boluarte, como nova chefe de estado.

Bloco propõe medidas para responder já à crise nas urgências hospitalares

Qui, 08/12/2022 - 13:03
Catarina Martins apresentou três medidas para dar resposta ao aumento da afluência de utentes às urgências neste inverno, compensando os profissionais de saúde e melhorando a organização dos serviços.

As esquerdas, Nicarágua e o caso Dora María Téllez

Qui, 08/12/2022 - 11:01
“Alguns presidentes da região estão pedindo a liberdade de Dora María Téllez. Parece-me necessário. Mas não basta, é preciso condenar e isolar o regime Ortega-Murillo pela repressão e os crimes”. Artigo de Raúl Zibechi.

Congresso Mundial da Diabetes está a decorrer em Lisboa

Qua, 07/12/2022 - 22:41
Milhares de profissionais, investigadores e pessoas com diabetes juntam-se em Lisboa até esta quinta-feira. “A diabetes tem que deixar de ser vista isoladamente e passar a integrar os tratamentos das outras doenças”, afirma José Manuel Boavida.

Páginas