Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 18 minutos 22 segundos atrás

Eutanásia, direito a morrer com dignidade

18 minutos 22 segundos atrás
Se alguma coisa mudou não foi a qualidade do debate sobre a morte assistida, foi apenas o oportunismo político de alguns.

Polícia alemã desmantela rede de extrema-direita prestes a cometer atentados

1 hora 19 minutos atrás
A polícia federal alemã prendeu esta sexta-feira 12 suspeitos de planear ataques contra políticos, refugiados e muçulmanos. Faziam parte de um grupo chamado “Der harte Kerne”. No dia seguinte, como estava marcado, milhares de pessoas saíram às ruas de Dresden e de Erfurt para dizer não a “pactos com os fascistas”.

Marega, jogador do Porto abandonou o campo por ser vítima de cânticos racistas

3 horas 21 minutos atrás
Moussa Marega, jogador do Futebol Clube do Porto, foi vítima de cânticos racistas no decorrer do jogo deste domingo entre esta equipa e o Vitória de Guimarães. O jogador do Mali decidiu abandonar o campo, tendo pedido para ser substituído.

Democracia sem ponto

5 horas 21 minutos atrás
Foi nas salas dos nacionais - São João, no Porto, e Dona Maria, em Lisboa - que aprendi a ver teatro.

Itália: os frutos amargos das vicissitudes da esquerda

6 horas 22 minutos atrás
Neste artigo, o ex-senador da esquerda italiana Franco Turigliatto descreve a situação política italiana atual no contexto da crise económica e dos ataques contra os direitos dos trabalhadores e migrantes que ocorreram nos últimos anos.

Coronavírus: Comunidade chinesa recorre às casas vazias dos “vistos gold” para a quarentena

7 horas 22 minutos atrás
A comunidade chinesa em Portugal está a organizar-se para garantir as duas semanas de isolamento voluntário aos cidadãos que regressam das férias do ano novo na China. E recorreu às casas adquiridas ao abrigo dos “vistos gold” e mantidas vazias pelos proprietários.

Em frente à Relação do Porto ouviu-se “Liberdade para Rui Pinto”

9 horas 25 minutos atrás
Concentração deste sábado no Porto exigiu a libertação do autor das denúncias do “Luanda Leaks” e “Football Leaks”. E prometem voltar a manifestar-se em Lisboa a 22 de março, quando Rui Pinto completará um ano na prisão.

Cuidados paliativos e morte assistida “não são antagónicos”

10 horas 25 minutos atrás
Um estudo realizado na Bélgica e publicado em 2017 diz que as pessoas que solicitaram a morte assistida foram as que mais acesso tiveram a cuidados paliativos, desmentindo assim o suposto antagonismo entre as duas medidas.  

Trabalhadores da vigilância manifestam-se no Porto junto à Infraestruturas de Portugal

12 horas 30 minutos atrás
Os concursos para a vigilância nas instalações da empresa pública foi ganho por empresas que não cumprem as suas obrigações laborais. O Bloco chamou representantes da PSG e da COPS a darem explicações no parlamento.

A palavra é sofrimento

12 horas 30 minutos atrás
Uma síntese do que se escreveu quando já nada mais há a dizer. Morrer não é só uma fatalidade quando morrer é quase uma obrigação. É dignidade pelo livre arbítrio e pela escolha individual, o fim de um sofrimento atroz.

Nova líder da CGTP promete “intensificar a luta”

Sáb, 15/02/2020 - 23:49
Isabel Camarinha encerrou o Congresso da CGTP e definiu como “prioridades imediatas” o aumento dos salários, o fim da caducidade das convenções coletivas e a reposição do princípio do tratamento mais favorável,  e o combate contra a precariedade e pelas 35 horas.

O crescimento do Sinn Féin deve-se a três grandes razões económicas

Sáb, 15/02/2020 - 21:47
A Irlanda costuma ser apresentada como o modelo bem sucedido do liberalismo. Como se explica então a vitória eleitoral da esquerda neste país? Artigo de Aidan Regan.

Animais em investigação: "Dinamizar debate de métodos de experimentação alternativos"

Sáb, 15/02/2020 - 20:47
A Comissão para a proteção dos animais utilizados para fins científicos deve levar a sério as incumbências que lhe ficaram definidas por lei e portaria, as propostas que fazemos devem trabalhar nesse mesmo sentido de rigor e credibilidade.

“Não pode ser entregue nenhum hospital público à gestão privada”

Sáb, 15/02/2020 - 20:47
Catarina Martins criticou o governo por ter aberto um concurso para nova PPP no Hospital de Cascais antes do fim do prazo para a regulamentação da Lei de Bases da Saúde, que impede esse negócio.

Amianto nas escolas: governo diz desconhecer dimensão do problema

Sáb, 15/02/2020 - 17:46
Apesar de a lei obrigar à divulgação pública da lista das escolas afetadas e a calendarização das obras para retirada do amianto, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares diz que o processo de levantamento ainda não terminou.  

Defesa de Rui Pinto vai chamar Snowden e Deltour a testemunhar no julgamento

Sáb, 15/02/2020 - 15:45
Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, o advogado do português que expôs os “Luanda Leaks” e “Football Leaks” sublinhou que "não há nenhum lançador de alertas como o Rui Pinto que esteja preso no resto da Europa.

Rússia: origem e consequências do repúdio das dívidas de 10 de Fevereiro de 1918

Sáb, 15/02/2020 - 15:45
Em Fevereiro de 1918, o repúdio das dívidas pelo governo soviético abalou a finança internacional e suscitou a condenação unânime por parte dos governos das grandes potências. Artigo de Eric Toussaint.

Dezenas de refugiados acolhidos por Portugal não conseguem renovar documentos

Sáb, 15/02/2020 - 11:43
“Se não há condições, porque nos acolheram?” é o que perguntam 28 das 37 pessoas resgatadas no Mediterrâneo e acolhidas por entidades com parcerias com a Câmara de Lisboa que viram os seus documentos caducar e continuam sem resposta do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Bloco questiona governo sobre morte de utente nas urgências do Hospital de Lamego

Sáb, 15/02/2020 - 10:41
Bloco questiona o governo sobre a morte de um utente no hospital de Lamego, após seis horas de espera no serviço de urgência, e defende a intervenção da Inspeção Geral das Atividades em Saúde (IGAS).

Proteger quem denuncia atentados ambientais

Sáb, 15/02/2020 - 10:41
Que a transposição da Diretiva anticorrupção não esqueça, e contemple, a ilegalização do chamado “SLAPP” (ação judicial estratégica contra a participação pública).

Páginas