Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 30 minutos 31 segundos atrás

Primeiro-ministro francês ataca subsídio de desemprego

30 minutos 31 segundos atrás
Attal prepara a terceira reforma do subsídio de desemprego durante a era Macron, sempre para retirar direitos. E assume o discurso da direita que estigmatiza os desempregados na tentativa de seduzir “a França que trabalha”.

Como evitar o "desperdício" de votos?

30 minutos 31 segundos atrás
No atual sistema eleitoral, um em cada dez votos não se converte em mandatos, limitando o poder de escolha a centenas de milhares de eleitores. Proposta do Bloco cria um círculo de compensação com dez deputados.

Mineiros da Panasqueira prolongam greve, empresa ameaça com lay-off

1 hora 30 minutos atrás
A empresa canadiana alega não ter condições para manter a mina a trabalhar se a luta dos trabalhadores continuar. Estes querem aumentos justos e condições de higiene e segurança no trabalho. Contestam o facto de haver dinheiro para investir 150 milhões de euros noutras minas mas não para melhorar a sua situação.

Cessar-fogo em Gaza: os apoiantes da barbárie postos à prova

2 horas 30 minutos atrás
Para que serve o Direito Internacional – desde a Carta das Nações Unidas às resoluções do Conselho de Segurança – diante da brutalidade incontida de um agressor apostado na punição coletiva de um povo e na sua subjugação colonial?

A luta continua pela defesa da arte contemporânea

4 horas 32 minutos atrás
27 de março de 2024 será para sempre lembrado como um dia triste para a cultura em Coimbra e em Portugal. Após décadas de abandono, 10 anos de Bienal de Arte Contemporânea foram suficientes para o mercado da hotelaria de luxo reivindicar como seu aquele que se tornou um dos espaços mais relevantes da cultura na cidade. Por Gustavo Mourinho.

Tribunal reconhece que estafetas devem ter contrato por tempo indeterminado

5 horas 32 minutos atrás
A sentença reconheceu suficientes indícios de trabalho subordinado para que os quatro trabalhadores vencessem a causa. José Soeiro diz que é “uma enorme derrota da Uber, cujo modelo de negócios passa pela exploração do trabalho sem direitos e por tentar por todos os meios escapar à aplicação do direito do trabalho”.

Não é só a Rússia que está na mira do “Estado Islâmico” no Khorassan

6 horas 32 minutos atrás
As especialistas Sara Harmouch e Amira Jadoon explicam o que é esta organização que reivindicou o atentado de 22 de março em Moscovo, qual a sua agenda política e os objetivos por detrás da ação.

"Aprende a Ouvir, Companheiro" tem entrada livre esta quinta no Porto

Qua, 27/03/2024 - 21:51
O Coliseu do Porto vai ser palco de uma audição comentada do disco “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades”, de José Mário Branco, e de uma conversa com Capicua, Carlos Tê e Luís Freitas Branco, que apresenta o seu livro “A Revolução antes da Revolução”.

Dirigiu organização terrorista, hoje é vice-presidente da AR

Qua, 27/03/2024 - 18:48
PSD aprova nome do Chega para vice-presidente. Pacheco Amorim integrou rede bombista MDLP contra 25 de Abril.

Apoio milionário de Moedas a amigo liberal travado à última hora

Qua, 27/03/2024 - 17:47
Mandatário da IL e promotor do +Liberdade criou associação à qual Moedas queria entregar cinco milhões para executar um projeto que o próprio autarca lhe tinha sugerido antes de tomar posse. Dúvidas da oposição levaram à retirada da proposta.

Bloco/Madeira foi a Belém defender "clarificação" com eleições

Qua, 27/03/2024 - 16:47
Roberto Almada transmitiu ao Presidente da República a posição do Bloco/Madeira na sequência da crise política aberta com a investigação da corrupção entre políticos e empresários do arquipélago.

Por Serviços Digitais Públicos

Qua, 27/03/2024 - 15:46
Nos dias de hoje coisas tão simples como o uso do e-mail, smartphone e de modo geral da internet, tornaram-se essenciais e perder o acesso aos mesmos pode ser aterrador. É por isso de estranhar que toda esta infraestrutura seja privada, toda!

"Incapacidade da direita vai arrastar o país para permanente instabilidade"

Qua, 27/03/2024 - 15:46
Mariana Mortágua comentou o entendimento entre PS e PSD para desbloquear a eleição do Presidente da Assembleia da República. E defende o afastamento do Chega da vice-presidência do Parlamento.

Horas extra e tarefeiros custaram 666,6 milhões ao SNS

Qua, 27/03/2024 - 13:42
No ano passado, os profissionais de saúde realizaram 16,9 milhões de horas extraordinárias. A estas juntaram-se mais seis milhões de horas de trabalho por parte de tarefeiros, sobretudo médicos.

Guterres: “Fracasso de cessar-fogo em Gaza seria imperdoável”

Qua, 27/03/2024 - 12:40
ONU exige cessar-fogo em Gaza durante Ramadão. EUA abstiveram-se. Relatora da ONU diz que ações de Israel "são impulsionadas por uma lógica genocida”. Guterres pede fornecimento maciço de ajuda a Gaza para combater fome.

Ambientalistas lançam petição contra “abate massivo de árvores” pela IP

Qua, 27/03/2024 - 10:35
Por todo o país, a Infraestruturas de Portugal estará a proceder “de forma continuada, injustificada e sistemática” ao corte de árvores nas bermas das estradas e ferrovia. Alerta-se para o perigo de “desarborizar estes territórios”.

Livra-te do medo

Ter, 26/03/2024 - 22:57
A direita ganhou e a extrema-direita está mais forte. Isso abre portas a retrocessos na igualdade, nos direitos laborais, nos serviços públicos, sabemo-lo por experiência e pela literatura. Mas estes recuos não são fatalismos que estamos condenados a aceitar, podem ser travados.

Primeiro dia no Parlamento "confirma a bagunça da direita"

Ter, 26/03/2024 - 20:52
Após o fracasso do acordo entre o PSD e o Chega para eleger novo Presidente da Assembleia da República, o líder parlamentar do Bloco anunciou que a sua bancada irá votar no candidato Francisco Assis.

Despedimento coletivo à vista na Efacec

Ter, 26/03/2024 - 18:52
O Estado tinha injetado largos milhões na empresa e depois, em novembro, vendeu-a a um fundo alemão. Este anunciou agora uma “reestruturação” que implica o despedimento de até uma centena de trabalhadores.

Açores: ajuste direto na SATA “escondido por três anos” diz o Bloco

Ter, 26/03/2024 - 16:51
A transportadora aérea não fez concurso público para atribuir um contrato de serviços de segurança em que pagou mais 68% do que no contrato anterior. No portal em que os contratos públicos têm de ser publicados este só surgiu três anos depois.

Páginas