Mensagem da Lista A - Eleições para a CCD Santarém

UNIDADE DOS/AS BLOQUISTAS PARA GANHARMOS OS PRÓXIMOS DESAFIOS

CANDIDATURA DE CONSENSO ÀS LEGISLATIVAS NO DISTRITO DE SANTARÉM

A determinação da Lista A, candidata à CCD de Santarém nas eleições de dia 15 de dezembro, é desencadear todos os esforços para que a pluralidade bloquista no Distrito de Santarém resulte numa franca unidade para uma ação comum que potencie a intervenção do Bloco.

Respondemos com responsabilidade, de forma positiva e com disponibilidade, ao apelo aprovado na CCD para a constituição de uma lista plural de unidade com um programa de ação comum. Lamentamos não ter sido concretizada por falta de comparência da Lista B.

Não desistiremos de promover uma cultura democrática de cooperação entre sensibilidades no nosso Distrito. Estimular sectarismos internos e zangas estéreis prejudicam a intervenção e a capacidade de iniciativa do Bloco. Fazer balanços negativistas, descontextualizados e que não correspondem à realidade só pode servir para tentar justificar a recusa a uma ação comum e querer continuar a apostar em divisões sem sentido.

A nossa organização distrital já provou ser capaz de uma intervenção ao melhor nível do Bloco, tendo em conta a sua dimensão e apesar dos constrangimentos que lhe têm sido impostos. Por se tratar de uma questão muito ligada ao trabalho local e distrital, é importante referir que o nosso Bloco distrital teve o melhor desempenho relativo ao nível nacional nas últimas eleições Autárquicas e a maior votação municipal do BE em todo o país, o que é demonstrativo do empenho dos/as nossos/as aderentes e das capacidades das nossas organizações na região.

Acreditando no desenvolvimento destas capacidades do BE no Distrito de Santarém, o nosso foco tem de estar nas lutas dos trabalhadores e das populações, nos termos referidos no Programa da Lista A, e nas próximas batalhas que vamos enfrentar. As Legislativas antecipadas, onde queremos recuperar a representação parlamentar bloquista no Distrito, depois, logo a seguir, as Europeias e, entretanto, a preparação das Autárquicas de 2025 que tem de avançar de imediato, com reforço do apoio às Concelhias e formação de novos núcleos.

No caminho que estamos a defender de unidade nas nossas lutas comuns, propomos e tudo faremos nesse sentido que os primeiros candidatos/as da lista distrital para as Legislativas antecipadas sejam encontrados de forma consensual, de modo que o processo de escolha seja dignificado e sem conflitualidades exacerbadas, lutando por uma representação parlamentar em que o Bloco de Esquerda do distrito de Santarém se reveja, consiga projetar o BE e dar expressão às dinâmicas sociais da região.

Por tudo isto, pela construção de um Bloco plural e pela unidade nas lutas comuns, convidamos-te a votar com segurança na Lista A, no próximo dia 15 de dezembro.

A Lista A

EFETIVOS:

Luís Gomes (Salvaterra de Magos), Carlos Matias (Entroncamento), Mª da Luz Lopes (Tomar), Sérgio Filipe (Salvaterra de Magos), Paulo Marques (Almeirim), Conceição Anjos (Santarém), Armindo Silveira (Abrantes), Carlos Marecos (Santarém), Rita Marçal (Entroncamento), Francisco Colaço (Cartaxo), António Ferreira (Entroncamento), Silvana Coelho (Salvaterra de Magos), Mª do Rosário Valério (Benavente),

SUPLENTES:

Feliciano Santos (Tomar), João Pedro Monteiro (Salvaterra de Magos), Mª do Céu Carvalho (Entroncamento), Micaela Morgado (Cartaxo), Manuel Borrego (Entroncamento), Joaquim Madeira (Torres Novas), Ana Sofia Mourão (Tomar), Pedro Grave (Abrantes), Carla Rodrigues (Rio Maior), Luís Pereira (Salvaterra de Magos), Inês Marques (Almeirim), Laura Ramalho (Salvaterra de Magos), Jorge Silva (Salvaterra de Magos).