Deputados do Bloco visitam Casa-Memória de Camões
Carlos Matias, deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo distrito de Santarém, visitou a Casa Memória de Camões, em Constância, acompanhado por Jorge Campos, deputado responsável pela área da cultura no Grupo Parlamentar do BE.
Os dois deputados bloquistas foram recebidos por Matias Coelho, presidente da Associação Casa-Memória, que os conduziu numa visita pelas instalações erguidas sobre as ruínas de uma outra casa, onde, segundo a memória popular terá vivido Camões. Uma muito antiga e arraigada tradição, passada de geração em geração, afirma que o poeta, sendo ainda jovem, terá vivido algum tempo em Punhete, como a povoação então se chamava.
Como resultado do trabalho entusiasta e esforçado da falecida jornalista Manuela Azevedo, sobre as ruínas da casa de Camões, foi erguida a Casa-Memória, uma obre concluída na dobragem do século. Só que esta casa está praticamente vazia e, localmente, não há recursos que permitam dar vida a um projeto museológico que o poeta merece.
O Bloco entende assim que se exige "um outro nível de resposta". Os deputados do Bloco de Esquerda comprometeram-se a ajudar a dar visibilidade a este importante projeto. Na próxima sessão legislativa apresentarão uma proposta para que a Associação Casa-Memória de Camões seja ouvida, em audiência, na Comissão de Cultura da Assembleia da República.