Centro Hospitalar do Médio Tejo

O Bloco de Esquerda manifesta a sua profunda preocupação pelos números crescentes da pandemia e pela capacidade de resposta instalada no Centro Hospitalar do Médio Tejo, quer para doentes COVID 19, quer para os doentes com outras patologias.

O encerramento das urgências básicas de Torres Novas e Tomar no período nocturno a que se junta as dificuldades evidentes de muitos Centros de Saúde, no inverno e em plena época de gripe, têm que suscitar preocupação sobre a capacidade de resposta de uma Urgência médico-cirúrgica (Abrantes) que já tinha sérios problemas antes da pandemia.

Bem sabemos do esforço enorme que os profissionais de saúde fazem todos os dias para proporcionar os melhores cuidados, mas também sabemos que faltam recursos. Faltam profissionais de saúde e cada dia que passa sem serem tomadas as medidas necessárias são atrasos enormes na resposta à pandemia e outras patologias não COVID mas também inadiáveis.

O Bloco de Esquerda têm-se batido junto do Governo pelo reforço do financiamento do Serviço Nacional de Saúde, pela contratação de profissionais – médicos/as, enfermeiros/as, técnicos/as de diagnóstico, assistentes operacionais, como foi o caso do debate sobre o Orçamento de Estado e vai continuar a fazê-lo. Assim como insistiremos na necessidade de colocar ao dispor do SNS os recursos do sector privado.

Expressaremos em todos os níveis esta nossa preocupação e exigimos do Governo medidas efectivas e eficazes, para não deixarmos ninguém para trás.