Site Distrital de Santarém - Bloco de Esquerda

2019-12-11 13:13:35

Para o Bloco de Esquerda é essencial mudar o sistema para que o clima não mude, dando nota que apenas 100 empresas emitem 71% das emissões de gases de estufa. Apelamos, portanto, à cimeira do clima, a COP25, que está a decorrer em Madrid, esperando que esta conferência produza resultados com a adoção de políticas e metas concretas para o combate à crise climática, uma das exigências da greve climática estudantil.

2019-12-10 13:26:28

O Bloco de Esquerda vem desta forma congratular-se pela nova forma de gestão do município. O Presidente da autarquia e o seu executivo agora “dão despacho” diretamente nas redes sociais. Isto se não fosse trágico até tinha a sua piada, pois depois de inúmeros pedidos de intervenção do Bloco acerca da intransitabilidade das estradas de terra batida no concelho, foi a denuncia cidadã que conseguiu a reação deste “inanimado” executivo socialista.

2019-12-09 13:25:47

O Bloco de Esquerda teve conhecimento de que estará em curso uma ação que considera poder ser de elevado risco para a salvaguarda do um importante monumento do Património Cultural do Médio Tejo, a Anta 1 do Vale da Laje. Endereçando desde já, uma série de perguntas ao Ministério da Cultura no sentido de esclarecer e evitar a eventual perda total ou parcial deste excecional vestígio da ocupação humana da Pré-história na zona do Médio Tejo, que consistiria num inaceitável atentado à memória coletiva da humanidade, que urje preservar para as gerações futuras.

2019-12-09 13:19:05

Urge perguntar, e o Bloco de Esquerdo já o fez variadíssimas vezes, qual a situação da concessão da Barragem de Magos? em que moldes é que funciona? será que está efetivamente a funcionar? E se está a funcionar, qual a extensão do que foi concessionado? São todas perguntas pertinentes e carecem de resposta urgente por parte do executivo socialista.

2019-12-06 13:39:23

O Bloco de Esquerda faz aprovar em reunião de câmara, apelo coletivo ao governo para que intervenha na defesa dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente para que sejam revertidas todas as medidas laborais do tempo da troika e que o horário normal de trabalho seja fixado em 35 horas de trabalho no sector privado, à semelhança do que existe no público, de modo a que sejam gerados mais postos de trabalho, bem como se possa conciliar a vida laboral com a pessoal.

2019-12-05 13:20:49

O Bloco de Esquerda pressionou o Presidente da autarquia de modo a que este haja em conformidade com a necessidade urgente de repavimentação do troço da Estrada Nacional 118 que atravessa o nosso concelho, fazendo esse trabalho junto das Infraestrutura de Portugal. A situação é de tal forma insustentável quer corremos o risco de ter uma estrada totalmente intransitável no fim do inverno, se nada for feito.

2019-12-04 13:20:18

O Bloco de Esquerda colocou em causa a eventual exportação de plásticos não incorporados no processo de reciclagem pela empresa Ecolezíria, tendo na altura pressionado o executivo municipal a procurar estas e outras respostas junto da empresa, tendo a mesma respondido por escrito, deixando, no entanto no ar, algumas dúvidas quanto a este processo. (https://salvaterrademagos.bloco.org/content/ecoleziria-exporta-residuos-plasticos)

2019-12-03 13:17:22

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, através dos deputados Fabíola Cardoso, Maria Manuela Rola e Nelson Peralta, dirige ao Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, as seguintes 6 perguntas: Qual o ponto da situação dos 11 processos de contraordenação que foram instaurados?; Confirma o Ministério a informação de que estão identificados mais infratores?; Quantos serão na totalidade, em que zonas e de que setores de atividade?; Qual o ponto da situação quanto às redes de coletores de águas residuais referidas e quais os passos que foram dados em conjunto com os Municípios de Tomar e Ourém?; Que melhorias há no funcionamento de estações elevatórias na bacia hidrográfica e quais são as que ainda apresentam problemas e quais são eles?; Quais os resultados das análises do ano de 2019?; Que informações tem o Ministério relativamente à última descarga?

2019-12-03 13:12:53

O Bloco de Esquerda vem questionar o executivo municipal acerca da noticia recentemente trazida a público sobre as condições terríveis do canil municipal, pressionando também, de modo a serem tomadas medidas urgentes, tal como já havia sido proposto pelo vereador Luís Gomes.