Site Distrital de Santarém - Bloco de Esquerda

2024-01-26 23:56:58

O Bloco de Esquerda formalizou a candidatura às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março pelo círculo eleitoral de Santarém.

A lista, encabeçada pelo escalabitano Bruno Góis (primeiro a contar da esquerda na foto), investigador, de 37 anos, foi entregue no Tribunal de Santarém, na sexta-feira.

2024-01-14 13:21:46

A Assembleia Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda escolheu os candidatos às próximas eleições legislativas de 10 de Março. 

Bruno Góis, Investigador de 37 anos e natural de Santarém encabeçará  uma lista contítuida por 7 mulheres e outros tantos homens, que pretende dar voz aos jovens, mas também aos menos jovens, ao sindicalismo, à cultura, à educação, ou aos cuidados.

2024-01-09 15:51:05

O documento foi enviado aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, ao Governo, ao Presidente da República e às representações diplomáticas de Israel e da Palestina

2024-01-03 21:40:59

"É crucial entender a razão subjacente à alteração da estrutura orgânica. Porquê modificar o modelo atual? Existe uma avaliação do modelo existente? O que não funcionou conforme esperado? Por exemplo, anteriormente tínhamos um Departamento sem Divisões, agora temos Divisões sem Departamento. Isto faz sentido?" Perguntas que ficaram sem resposta (Leia a intervenção de Roberto Barata)

2024-01-01 19:46:32

Uma análise, detalhada, crítica e uma visão alternativa sobre o Orçamento Municipal para 2024. Intervenção de Rui Alves Vieira

2023-12-22 01:14:40

A Lista A, encabeçada por Luís Gomes, venceu novamente as eleições para a Comissão Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda com quase 65% dos votos expressos, elegendo 8 dos 13 elementos da CCD.

2023-12-21 00:00:00

O CDS recorreu a boatoa para hostilizar pessoas provenientes de um país estrangeiro

2023-12-21 00:00:00

Falta de respostas do executivo PSD/PS na habitação. Proteção Civil e na dignidade laboral foram alguns dos motivos que levaram ao chumbo do Orçamento Municipal para 2024

2023-12-07 23:53:20

Nota de esclarecimento da Lista B,
 candidata às eleições para a CCD de Santarém a 15/12/23

A Lista B, respeitando o regulamento, decidiu enviar por e-mail a sua lista e moção a todos/as os/as aderentes pelas seguintes razões:

1-     Pelo regulamento eleitoral, as listas concorrentes aos atos eleitorais internos do Bloco têm de cumprir preceitos. No caso, são de apresentação obrigatória a moção e a composição das listas;

2-     Estes documentos são da inteira responsabilidade de cada lista e, consequentemente, invioláveis na sua integridade de conteúdos;

3-     Acontece que nos documentos da Lista B foram suprimidos dois elementos que reputamos da maior importância, como sejam a idade dos /as candidatos/as e respectivas profissões;

4-     Assume a MAE que esta é a forma tradicional no Distrito de divulgação das listas. Não questionamos tal observação. Questionamos com veemência o fato de documentos de uma lista terem sido violados;

5-     As idades e profissões não são aspetos menores na apresentação de uma candidatura, em particular a da lista B, que se apresenta da seguinte forma: “Uma lista onde a juventude ombreia com a veterania, perspetivando o futuro e intervindo no presente”. Retirar os elementos de análise aos/às aderentes sobre este aspeto, que configura por parte da Lista B uma proposta de futuro para o nosso partido, não é politicamente neutro;

6-     Neste quadro eleitoral interno, e caso a Lista A tenha disponibilidade, podemos aproveitar a última semana de campanha para realizar debates entre as listas, para melhor esclarecimento dos e das aderentes, pelos menos onde existem sedes do BE. Aqui fica a sugestão.

Assim, de acordo com o  ponto 2.2.4 do regulamento,  a Lista B pretende que a MAE faça a divulgação  dos documentos que a Lista A envia para o efeito. Ou seja, esta nota de esclarecimento, a moção e lista de candidatos/as com dados completos, tal como foram entregues na CCD de Santarém.

O Mandatário,

José Carreira

2023-12-07 23:50:01

UNIDADE DOS/AS BLOQUISTAS PARA GANHARMOS OS PRÓXIMOS DESAFIOS

CANDIDATURA DE CONSENSO ÀS LEGISLATIVAS NO DISTRITO DE SANTARÉM

A determinação da Lista A, candidata à CCD de Santarém nas eleições de dia 15 de dezembro, é desencadear todos os esforços para que a pluralidade bloquista no Distrito de Santarém resulte numa franca unidade para uma ação comum que potencie a intervenção do Bloco.

Respondemos com responsabilidade, de forma positiva e com disponibilidade, ao apelo aprovado na CCD para a constituição de uma lista plural de unidade com um programa de ação comum. Lamentamos não ter sido concretizada por falta de comparência da Lista B.

Não desistiremos de promover uma cultura democrática de cooperação entre sensibilidades no nosso Distrito. Estimular sectarismos internos e zangas estéreis prejudicam a intervenção e a capacidade de iniciativa do Bloco. Fazer balanços negativistas, descontextualizados e que não correspondem à realidade só pode servir para tentar justificar a recusa a uma ação comum e querer continuar a apostar em divisões sem sentido.