Site Distrital de Santarém - Bloco de Esquerda

2021-07-23 16:06:35

O Vereador Luís Gomes insurgiu-se contra a falta de planeamento urbanístico na vila de Salvaterra de Magos, no tocante aos edifícios em ruína ou em estado de bastante degradado. Estes espaços abandonados põem em causa a saúde pública, põe em perigo as nossas crianças que são tentadas a brincar nestes locais, assim como serve de abrigo a práticas de marginalidades.
O município tem de atuar, pois assim não é possível revitalizar a Vila de Salvaterra de Magos, assim não é possível alterar o curso de um concelho que se quer vivo, dinâmico e atrativo.

2021-07-13 21:28:39

O Vereador Luís Gomes propôs que o município atue em conjunto com as Escolas, divulgando amplamente o programa impulso STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) que visa dar resposta a novas necessidades do mercado de trabalho pelos munícipes de modo a ser uma oportunidade para que, finalmente, tenhamos empregos qualificados suficientes para a nossa população. Não podemos deixar que a oportunidade do programa Recuperar Portugal não recupere Salvaterra de Magos!

2021-07-07 16:41:31

O vereador Luís Gomes defendeu em reunião de câmara a urgência de melhores transportes, como aliás tem defendido desde o início do mandato, a necessidade de criar novas linhas de transporte públicos rápidos para a área metropolitana de Lisboa e Santarém, substituindo os fortes movimentos pendulares de carros particulares assim como para a criação de serviços de transporte flexíveis, criando uma oferta, que agora quase inexiste para a mobilidade interna concelhia.

Em resultado desta necessidade coloca-se a questão sobre qual o motivo de, depois de gastas tantas centenas de milhares de euros, continuarmos a premiar os péssimos serviços da Ribatejana, desrespeitando assim todos aqueles que têm sido esquecidos em matéria de transporte ao longo dos anos.

2021-07-05 12:40:13

«A justificação de que a adjudicação das obras é que ditou estes resultados não colhe, os números apresentados são tão dispares, tão distantes das propostas iniciais para mais e para menos que nem com um esforço adicional de condescendência conseguimos lá chegar.» - intervenção de António Gomes

2021-07-05 12:21:06

Intervenção de Dina Sá: "Este assunto, apoios sociais aos bombeiros, já vem do mandato passado e quase que o atual mandato termina e não se aprovava o que realmente vai permitir o acesso de bombeiros e bombeiras aos apoios – o Regulamento Municipal que hoje apreciamos.»

2021-07-04 16:30:35

A Coordenadora Distrital de Santarém do Bloco de Esquerda vê como favorável a criação de uma NUT que permita a gestão conjunta das sub-regiões, com o intuito de recorrer a um conjunto de financiamentos gerido ao nível do Plano Regional de Ordenamento do Oeste e Vale do Tejo.

Mas a criação desta NUT II (Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste) refaz a discussão sobre pontos importantes como a necessidade de rever institucionalmente os processos de descentralização do estado e volta a sublinhar como incontornável a necessidade de promover a regionalização do país. É premente a necessidade de democratizar as estruturas administrativas supramunicipais, dotá-las de meios e recursos. A população tem que eleger os órgãos e as políticas por que são geridas.

2021-07-03 19:06:32

Intervenção de António Gomes no PAOD sobre a recusa do PS às propostas apresentadas pelo BE para revitalizar o centro histórico da cidade

2021-07-02 12:39:42

Intervenção de Rui Alves Vieira sobre o Relatório de Gestão e Prestação de Contas de 2020

2021-06-30 12:12:23

O Bloco de Esquerda vem assinalar como muito positivo para o nosso concelho a escolha da RTP1 e da Companhia Artelier? nestas performances culturais. No entanto não conseguimos perceber como é possível o nosso concelho não responder a estes eventos culturais com a dignidade que estes espaços públicos exigiam. Temos invocado desde o início do mandato a urgência em requalificar e criar condições dignas do espaço público no Escaroupim, como um investimento estratégico para o nosso concelho no que se refere ao turismo e dinamização económica. No entanto, o Escaroupim continua com ervas por cortar, WC com pouca dignidade, falta de manutenção no museu casa avieira, lixo por todo o lado… Assim Sr. Presidente como podemos apostar no turismo e dinamizar a nossa economia?

2021-06-29 11:15:19

Intervenção de Helena Pinto, candidata à Câmara Municipal, na apresentação das candidaturas.