Site Distrital de Santarém - Bloco de Esquerda

2022-01-20 17:56:41

O Bloco de Esquerda está muito preocupado com a habitual inação e falta de competência do executivo socialista relativamente aos projetos apoiados pelo PRR. Neste momento já estão 71% dos projetos contratualizados, e mais 12% em fase de contratualização e Salvaterra de Magos aparentemente não concorreu a nenhum apoio.

Não concorrer é resignarmo-nos a termos dos orçamentos mais baixos da Lezíria do Tejo, e como tal, termos cada vez menor capacidade de transformação da sociedade, falhando a preparação de Salvaterra de Magos para o Futuro.

2022-01-12 17:36:43

Intervenção de Roberto Barata - «Mais uma vez, o orçamento é um plano de intenções avulso para o futuro, várias vezes com financiamentos indefinidos e sem qualquer plano estratégico.»

 

2022-01-10 12:33:57

Bloco volta a questionar Câmara sobre resolução do passivo ambiental da Fabrióleo.

Conheça a intervenção de Rui Alves Vieira na Assembleia Municipal

2022-01-04 02:44:00

Esta proposta de orçamento municipal apresentada pelo Partido Socialista não é uma boa proposta. Falta-lhe visão estratégica, capacidade de inovação e adaptação aos novos desafios estruturais. Preocupa-nos, em particular, o virar de costas em relação aos mais carenciados, sobretudo aos idosos e aos mais jovens, que enfrentam enormes dificuldades para que as famílias garantam a sua formação e para enfrentarem um mercado de trabalho estrangulado. Preocupa-nos a ausência de propostas para a dinamização económica, atratividade de empresas e a criação de postos de trabalho no Concelho.

Nesse sentido iremos abstermo-nos neste orçamento proposto pela maioria socialista para o município de Salvaterra de Magos, que recusa responder à crise e ouvir as propostas da oposição e, comprometendo-nos a manter uma elevada exigência e o máximo de rigor no escrutínio da aplicação dos recursos municipais.

2021-12-29 13:54:21

Bloco apresentou propostas para as Grandes Opções do Plano (2021-2025) e para o Orçamento Municipal para o ano de 2022. PS incluiu ZERO!

Conheça todas as propostas e avalie sobre a sua oportunidade e necessidade.

2021-12-28 13:47:00

O direito à informação, clara objetiva e transparente, constitui um princípio fundamental do poder local democrático para incentivar e promover a participação das pessoas na vida pública

2021-12-14 22:43:52

O secretariado da Comissão Coordenadora Distrital (CCD) do Bloco de Esquerda de Santarém tomou conhecimento, através da comunicação social, do acordo existente entre o Bloco de Esquerda, o Partido Social Democrata, ALTERNATIVAcom e o Chega para apresentar lista alternativa à do PS, para representação da Assembleia Municipal de Abrantes na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A CCD de Santarém não foi consultada nem se revê em qualquer acordo formal ou informal com partidos de direita, distanciando-se da decisão de integração de listas, ou ações que apoiem ou promovam políticas de direita em qualquer contexto.

Neste sentido o secretariado da CCD de Santarém reprova o acordo na Assembleia Municipal de Abrantes assim como o levado a cabo na freguesia de Alvega e Concavada, no concelho de Abrantes, que num entendimento com o PSD inviabilizou uma solução à esquerda provocando eleições intercalares para a respetiva União de Freguesias. 

Pelo Secretariado distrital da CCD de Santarém

2021-12-13 18:03:53

Realizou-se no passado sábado, dia 13 de dezembro mais uma consulta aos aderentes do Bloco de Esquerda do distrito de Santarém, por ocasião da eleição da nova Comissão Coordenadora Distrital. Estando a votação duas listas, saiu vencedora a lista A encabeçada pelo atual coordenador Luís Gomes cerca de 64% dos votos expressos pelos aderentes.

Com 17 aderentes eleitos, a composição da futura Comissão Coordenadora Distrital ficou assim composta:

Pela lista A foram eleitos, Luís Gomes, Ana Sofia Ligeiro, Carlos Matias, Paulo Marques, Maria da Luz Lopes, Sérgio Filipe, Pedro Grave, Conceição Anjos, Francisco Colaço, Carlos Marecos e Joana Patrocínio.

Pela lista B foram eleitos Ana Rita Filipe, Ana Maria Costa, Armindo Silveira, Francisco Cordeiro, Fabíola Cardoso e Luís Grácio.

A tomada de posse será anunciada em data oportuna.

2021-12-12 18:01:48

Fabíola Cardoso fez saber que "o Bloco de Esquerda procedeu a uma interpelação ao Ministério do Ambiente sobre o assunto, pois esta matéria vai muito além da poluição atmosférica, uma vez que a população tem experienciado maus cheiros causadores de vómitos, ardências oftalmológicas, irritações dermatológicas, tosse e outros sintomas altamente disruptores do quotidiano, da qualidade de vida da população e apresenta contornos de verdadeiro problema de saúde pública".

2021-12-10 17:48:22

No contexto pandémico em que nos encontramos as vertentes de uma política social e de saúde têm que se intensificar e estar presente na política local. A previsão apresentada pelos responsáveis e especialistas na área da saúde, colocam-nos um cenário de uma possível nova vaga pandémica, assim como um inverno muito difícil na área dos cuidados de saúde, nomeadamente em contágios de diversos vírus, nomeadamente na vertente respiratória.

Neste sentido o Bloco de Esquerda coloca novamente a pertinência de medidas que nos preparem para responder aos mais carenciados e desprotegidos, tanto na área da saúde e de apoio social. Porque defendemos um programa de emergência autárquico que não deixe ninguém para trás, propomos medidas de prevenção de forma a responder às necessidades emergentes: