Site Distrital de Santarém - Bloco de Esquerda

2022-07-06 11:35:13

Assembleia Freguesia aprova, por unanimidade, proposta do BE para aproximar as pessoas do rio, criando melhores condições na Várzea dos Messiões.

Proposta foi apresentada por Pedro Triguinho e coube a Heitor Nereu fazer a sua defesa na Assembleia de Freguesia

Leia a proposta na íntegra em baixo

2022-07-05 10:53:25

Intervenção de Mariana Varela sobre a proposta da Câmara para a ampliação da área geográfica da ARU - Rio Almonda. Foi contratada uma empresa para elaborar a ORU (Operação Reabilitação Urbana) que concluiu o trabalho em janeirto de 2021. A pergunta "Onde é que está esta ORU e porque é que não foi apresentada à Câmara e à Assembleia Municipal? Ficou sem efeito? Porquê?" ficou sem resposta. 

2022-06-30 15:39:19

acessibilidade em Portugal e no mundo é um fator extremamente importante para a qualidade de seus cidadãos e também para a integração e participação na vida pública. Desde 2006, a acessibilidade em Portugal tem feitos progressos. Mas ainda há muito a ser feito.

2022-06-23 18:51:46

O Bloco de Esquerda na última reunião de câmara alertou através do Vereador Luís Gomes para o atraso no pagamento das senhas de presença aos munícipes que garantiram esse ato eleitoral e assim proporcionaram o exercício de um direito fundamental e constitucional.

Esta falha é um claro mau exemplo e falta de reconhecimento perante os nossos munícipes que em situação muito difícil, num dos períodos pandémicos mais complicados, pelos casos de contágio e pala sua gravidade, disponibilizaram-se, pondo em risco a sua própria saúde, para garantirem o exercício da democracia.

2022-06-22 18:35:07

"Este ponto da agenda é feito à medida da isenção do pagamento d de Taxas Municipais de Urbanismo - TMU para a operação urbanística da Fábrica da Renova. Ou seja, pede-se a esta Assembleia para aprovar casuisticamente o “Relevante interesse público Social ou Económico à operação Urbanística da Fábrica de Papel do Almonda SA., com o objetivo único de isentar essa entidade do pagamento da Taxa Municipal de Urbanismo (TMU)" - intervenção de Rui Alves Vieira

2022-06-22 00:40:20

O Bloco de Esquerda saúda a realização das jornadas e gala do desporto e realça que ao fim de vários anos de propostas do Bloco de Esquerda neste sentido, finalmente o projeto foi concretizado, mas não sem percalços e contradições, transformando essas mesmas propostas do Bloco numa miniatura do que poderia ter sido. É pois essencial o aumento do apoio ao desporto, numa visão plural e atual de todas modalidades praticadas no concelho.

2022-06-17 04:19:49

O Bloco de Esquerda tem nos últimos anos manifestado grandes preocupações com a resposta do SNS no nosso concelho. Em particular na resposta de médicos de família aos utentes do nosso concelho. Temos igualmente apresentado diversas propostas para responder a esta lacuna estrutural no concelho de Salvaterra de Magos.

Infelizmente os problemas persistem, seja na resposta às necessidades de médicos de família, seja em enfermeiros, nas diversas especialidades do SNS, nas condições das infraestruturas dos centros de saúde e mesmo na disponibilidade de materiais médicos.

Gostariamos de saber qual a situação que nos encontramos nas respostas do SNS, particularmente nos médicos de família.

2022-06-13 14:26:05

Recomendação a apresentar à Câmara pela Assembleia Municipal:

"É com estes pressupostos que a Assembleia Municipal de Torres Novas, reunida em 13 de Junho de 2022 recomenda à Câmara Municipal que considere a gratuitidade dos TUT a partir do orçamento municipal de 2023."

Texto completo em baixo

2022-06-13 02:00:09

Falar de menstruação ainda é um tabu na nossa sociedade. A maioria das mulheres tem vergonha de discutir sobre este processo natural. Isso porque os temas relacionados com corpo feminino estão ainda rodeados de desinformação e estigmas.

A pobreza menstrual é um desses tabus. Trata-se da designação dada à falta de acesso de raparigas e mulheres a produtos básicos para manter uma boa higiene no período da menstruação. Não se restringe só à falta de dinheiro para comprar tampões, pensos ou copos menstruais, mas também à ausência ou precariedade de infraestrutura no ambiente onde vivem, como água e saneamento básico.

O Bloco de Esquerda propõe a distribuição gratuita de produtos de higiene feminina (absorventes, tampões e pensos higiénicos) nas escolas públicas do concelho e nos centros de saúde do concelho, com uma quantidade limitada numa fase experimental, bem como uma campanha de sensibilização, junto das escolas, para combater o tabu que ainda é a pobreza menstrual.

2022-05-30 20:06:51

O Bloco de Esquerda tem ao longo dos anos insistido numa resposta estruturada para a resolução da qualidade da água, será que o município não vai interferir nesse sentido?

O que tem sido feito para combater a forte eutrofização da Albufeira de Magos? E quais as medidas previstas no projeto para a melhoria da qualidade da água da albufeira de magos?

Estas obras de segurança vão fazer impedir que ano após ano, centenas de peixes morram em resultado da eutrofização das águas da Albufeira de Magos?

Seja através do PDR, do PRR, do Ministério do Ambiente não é possível encontrar uma solução para melhorar a qualidade da água da Albufeira de Magos?