Site Distrital de Santarém - Bloco de Esquerda

2020-05-28 01:38:17

A situação sanitária provocada pelo COVID-19 dá sinais de abrandamento, mas exige a continuidade dos esforços de contenção e a extraordinária mobilização de recursos do Serviço Nacional de Saúde. O número de infetados continua a crescer e ninguém sabe se ainda virão novas vagas do vírus. Entretanto, é incerta a perspetiva da descoberta e difusão massiva de uma vacina e continua desconhecido um tratamento eficaz.

2020-05-22 17:28:51

Depois de a 23 de março, o BE Abrantes ter enviado, para o executivo da CM de Abrantes, um documento com diversas propostas de acção de combate ao COVID 19, intitulado "Emergência Autárquica", na reunião de Câmara de 12 de Maio apresentou mais três documentos composto por 14 propostas com o objetivo de auxiliar agentes culturais, familias, empresas e associações a ultrapassar as consequências da pandemia do COVID 19 no Concelho de Abrantes. 

 

2020-05-19 17:37:54

Conheça a declaração de voto da vereadora Helena Pinto - depois de uma análise detalhada, conclui:

"Este era um orçamento que permitia avançar e o PS perdeu essa oportunidade."

"O BE não acompanha a narrativa que sustenta este Relatório. As contas podem estar certas, mas a narrativa sobre o que se fez não corresponde à nossa avaliação. O nosso voto é contra."

2020-05-15 21:44:33

Vimos por esta via propor e apelar ao Senhor Presidente, que dentro das suas competências, junte o Município de Torres Novas a todos os outros que içarão a bandeira arco-íris nos Paços do Concelho, no próximo dia 17 de Maio, contribuindo para a defesa dos Direitos Humanos.

2020-05-15 21:18:12

O PS votou contra a proposta apresentada pelo BE para que ficasse assumido que o apoio agora decidido de cedência de instalações municipais ao jornal "O Almonda" seria extensivo, em natureza e dimensão, aos outros jornais concelhio e, que outras eventuais formas de apoio ou incentivo à imprensa local, seriam baseadas nos princípios da equidade e da igualdade de tratamento. Intervenção e declaração de voto da vereadora Helena Pinto na íntegra.

2020-05-12 16:57:44

“Já dura há quinze dias” diz um pescador de Abrantes. Outro de Arneiro, Nisa, afirma que “o rio baixou imenso no cais do Arneiro e está abaixo do nível mínimo. Não se vê mais que um metro, os lagostins andam cá por cima.  Esta água castanha é de Vila Velha pois em Salavessa, que é acima de Vila Velha, vê-se o fundo do rio. Em Salavessa e no cais das Portas de Rodão, as ovas das carpas “vão à vida” pois o rio baixou muito descobrindo o cascalho. Nem arrisco a ir pescar”.

2020-05-12 12:45:54

O Bloco de Esquerda saúda as medidas tomadas até ao momento e o esforço que todas e todos que estão na linha da frente e encontram-se a desenvolver trabalho em prol de toda a comunidade no nosso concelho. Não deixando de reforçar, realçar e agradecer o esforço de funcionários do município, profissionais de saúde, bombeiros municipais, GNR, IPSS`s, empresas que garantem o acesso aos bens essenciais, alimentar e de medicamentos, voluntários disponíveis para ajudar o próximo, à comunidade do nosso concelho que de uma forma massiva, elevada e responsável têm respondido aos desafios de todos nós. No entanto não podemos deixar de registar o contínuo e reincidente registo de práticas oportunistas e irresponsáveis em plena pandemia no nosso concelho.

2020-05-11 12:00:07

Nos últimos dias, uma mancha densa de Azolla – uma planta aquática exótica e invasora – cobriu por dezenas de quilómetros a superfície do rio Tejo e os seus afluentes Ponsul, Sever e Aravil, no Parque Natural do Tejo Internacional, junto à albufeira de Cedillo situada na fronteira entre Portugal e a Comunidade Autónoma da Extremadura.

O Bloco de Esquerda exige às  autoridades competentes que procedam à limpeza das massas de água, identifiquem a origem dos nutrientes que eutrofizam o ecossistema, apurem responsabilidades e atuem nos temos da lei. Questionamos ainda a necessidade de articular com as autoridades do Estado espanhol um regime de caudais regulares que garanta as necessidades ecológicas e a boa qualidade da água do rio Tejo e seus afluentes.

2020-05-04 18:15:01

Medidas sanitárias como a desinfecção de espaços públicos e distribuição de máscaras à população; limpeza do rio Almonda; divulgação das reuniões de Câmara públicas através de gravação; acesso à net para todos/as os/as alunos/as; localização do mastro da bandeira nacional - assuntos colocados no PAOD pela vereadora Helena Pinto, na íntegra em baixo.

2020-05-04 12:39:12

O BE lamenta que mais nenhum partido político na Câmara tenha lido o Relatório da Águas do Ribatejo, de modo a ser possível a apreciação devida do Relatório e Contas. Como afirmou a vereadora Helena Pinto "trata-se da empresa intermunicipal mais importante, trata-se da empresa que trata do abastecimento de água e do saneamento básico. Devia ser a 'menina dos nossos olhos', mas não recebe a devida atenção dos eleitos/as". Aqui fica o contributo do BE/Torres Novas.