Laboral

Reunião de trabalho com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)

Teve lugar a reunião de avaliação do período de pandemia do Covid-19 entre a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e o Bloco de Esquerda - Santarém, a pedido deste último órgão. 

Na sequência do lançamento, a nível nacional do site despedimentos.pt, de iniciativa do Bloco de Esquerda para denúncia de situações de abuso nesta fase de pandemia, foram analisados 4 casos no distrito, dos quais ou a ACT não tinha conhecimento (a empresa Valpiel, comércio de couros, de Alcanena), ou cujos elementos de analisados ficaram aquém do conteúdo das denúncias registadas no site. Em qualquer dos casos, a ACT ficou com o teor integral das denúncias e procederá em consequência de acordo com as normas que regem aquela entidade. A SOHI MEAT SOLUTIONS (do grupo Sonae) e a FILSTONE, que possui atividade em Fátima, mas também em Alcanede são duas empresas já fiscalizadas, e PANPOR, de Rio Maior, foi alvo de ação inspetiva e aguarda-se o respetivo relatório de fiscalização. 

O Bloco de Esquerda de Santarém alerta para a situação dos CTT e solidariza-se com a luta dos trabalhadores em greve a 12 de junho.

Os trabalhadores dos CTT estão a ser vítimas da ganância da empresa concessionária e da inércia cúmplice do Governo.

A privatização dos CTT feita pelo XIX Governo, de Passos Coelho/Troika, relevou-se desastrosa, encerraram-se Postos de Correios, venderam-se imoveis e adquiriram-se empresas consideradas de risco, despediram-se trabalhadores, retiraram-se benefícios e impuseram-se condições de trabalho desumanas. Os CTT da gestão privada que distribuem dividendos pelos accionistas na ordem dos 345 milhões de euros/ano, penalizam os trabalhadores e a população, a quem é prestado um serviço postal deficiente.

Carlos Matias participa em sessão pública sobre sindicalismo

A convite da Coordenadora Distrital de Portalegre o deputado Bloquista interviu sobre o activismo sindical

Distrital de Santarém presente na Concentração de trabalhadores da grande Distribuição

Romão Ramos, membro do Secretariado Distrital, acompanhou trabalhadores da Grande Distribuição a Lisboa, iniciativa que também contou com o deputado José Soeiro.

Bloco de Esquerda atento à insolvência da Prado Karton em Tomar

O deputado do Bloco de Esquerda eleito por Santarém, Carlos Matias, reuniu com os trabalhadores da Prado Karton, bem como a coordenadora do Bloco, Catarina Martins. 

Páginas