Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 22 minutos 27 segundos atrás

Os advogados proletários

1 hora 23 minutos atrás
Combater a precariedade e o seu cortejo de perversidades na advocacia é uma exigência de decência e de direitos.

Catarina Martins alerta para os riscos das monoculturas intensivas no Alentejo

4 horas 27 minutos atrás
A coordenadora do Bloco apontou em Serpa o “falhanço da promessa da monocultura intensiva, como caminho para o emprego e o desenvolvimento da região” e afirmou que “é preciso avaliar, com muita frieza, as consequências das escolhas que foram feitas e avaliar como podemos fazer melhores escolhas”.

O filme "The Post" e os Documentos do Pentágono

5 horas 28 minutos atrás
O último filme de Steven Spielberg, “The Post”, aborda uma das mais importantes fugas de informação da história dos EUA, Os Documentos do Pentágono, a que dedicamos mais um dossier do Esquerda.net, organizado por Luis Leiria.

“Documentos do Pentágono”: uma fuga de informação decisiva para pôr fim à guerra do Vietname

5 horas 28 minutos atrás
No ano de 1971, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, os dois principais jornais de referência dos EUA foram impedidos de publicar artigos com base num estudo de 7.000 páginas que evidenciava as mentiras dos sucessivos presidentes  em relação à guerra do Vietname. A censura foi derrubada pelo Supremo Tribunal e fuga de informação conhecida como os Documentos do Pentágono faria história e ajudaria a pôr um fim à guerra. Por Luis Leiria.

Daniel Ellsberg: de falcão a pomba

5 horas 28 minutos atrás
Nascido em Detroit, em 1931, Daniel Ellsberg foi trabalhar para a Rand Coporation, em 1959, como consultor do Departamento de Defesa e da Casa Branca. Nessa altura já tinha servido na Marinha de Guerra por três anos (presenciou em Alexandria a crise do Canal do Suez) e graduara-se em Harvard.

Ellsberg e Snowden: o que mudou nos EUA entre 1971 e 2013

5 horas 28 minutos atrás
Alterações na legislação reforçaram os poderes do executivo e obrigaram Snowden a refugiar-se no estrangeiro. Ao contrário de Ellsberg, Snowden não tinha a menor hipótese de evitar a cadeia e sequer teria direito a um julgamento justo. Por Luis Leiria.

Dos Documentos do Pentágono aos dias de hoje

5 horas 28 minutos atrás
O jornal que já foi chamado de “o Pravda do Potomac” e se celebrizou pelas reportagens que levaram Nixon à renúncia, adotou uma posição abertamente pró-guerra do Iraque e defendeu a condenação judicial a uma das suas fontes. Ainda assim, é odiado por Trump. Por Luis Leiria.

Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência sobre despenalização da morte assistida

5 horas 28 minutos atrás
Intervenção de Pedro Bacelar de Vasconcelos na conferência “Despenalizar a morte assistida: tolerância e livre decisão”, promovida pelo Bloco de Esquerda a 3 de fevereiro de 2018 em Lisboa.

África do Sul: O ANC elege o capitalista negro mais rico do país

6 horas 31 minutos atrás
Cyril Ramaphosa é o novo presidente da África do Sul, depois de ter sido eleito líder do ANC em dezembro passado. Destacado dirigente mineiro nos anos 80, ele tornou-se multimilionário nos anos 2000, procurando lucros a qualquer custo e tendo chegado a apelar à polícia para “atuar sem contemplações” contra uma greve de mineiros. Por Patrick Bond.

Sindicato dos Jornalistas apela a resposta coletiva a Bruno de Carvalho

7 horas 35 minutos atrás
O sindicato considera que as declarações do atual presidente do Sporting são “antidemocráticas” e “representam uma tentativa de limitar a liberdade de imprensa e condicionar o trabalho dos jornalistas”.

Deputados vão a Espanha recolher dados sobre mina de urânio junto à fronteira

8 horas 36 minutos atrás
Uma delegação da Assembleia da República desloca-se nesta segunda-feira a Espanha para avaliar os impactos de uma mina de urânio em Retortillo. Pedro Soares, deputado do Bloco e presidente da comissão parlamentar de Ambiente, alerta que “há risco de contaminação".

“The Post”: quando a imprensa esteve do lado certo da História

9 horas 37 minutos atrás
O filme de Steven Spielberg transmite-nos a vertigem do tempo sentida a partir do aproximar da hora do fecho de edição, o momento certo para a decisão acertada, a História a acontecer… é um filme que nos coloca, incontornavelmente, entre o passado e o futuro, por isso a urgência. E a urgência é Trump, a guerra, a verdade e a república. Por Sofia Roque.

O desafio de Pedro Nuno Santos ao PS

12 horas 41 minutos atrás
A mudança política em 2015 abriu um parêntesis na ofensiva neoliberal em Portugal. Para que não se feche, este parêntesis implicaria opções precisas, hoje ausentes e, portanto, uma diferente relação de forças entre o PS e a esquerda.

Cancelada greve na CP

12 horas 41 minutos atrás
A greve marcada para a próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, foi desconvocada, após um acordo assinado entre os sindicatos e a administração da empresa, neste sábado, ao final da tarde. Notícia em atualização

Colômbia, paz ameaçada

Sáb, 17/02/2018 - 22:29
Direita desafia o Acordo de Havana e tenta bloquear campanha eleitoral das FARC. Governo definha. Mas candidato de esquerda lidera disputa pela Presidência. Por Mariana Ghirello.

Catarina: Rio quer garantir que nada é feito sem o acordo da direita

Sáb, 17/02/2018 - 20:28
No fórum sobre Educação, a coordenadora bloquista afirmou que “municipalização não é sinónimo nem de descentralização nem de democracia” e acusou o líder do PSD de querer dar à direita o veto de todas as políticas.

Revolução Industrial 4.0 e alterações climáticas: que grande salto?

Sáb, 17/02/2018 - 17:26
Todas as revoluções industriais até hoje implicaram revoluções energéticas. Por João Camargo e Ricardo Moreira.

Venda da TVI à Altice: Bloco quer ouvir todas as entidades envolvidas

Sáb, 17/02/2018 - 15:24
Bloco quer ouvir no parlamento os reguladores, as televisões, as empresas de telecomunicações e o ministro da Cultura sobre a venda da Media Capital ao grupo Altice, alertando que o negócio pode levar a uma “concentração abusiva” e a pôr em causa “pilares fundamentais da democracia”.

Apenas 22 dos 308 municípios agravam IMI para prédios devolutos

Sáb, 17/02/2018 - 12:21
O governo informou que apenas 22 dos 308 municípios agravam IMI para prédios devolutos. A informação foi avançada pelo Governo, após pergunta feita pelas deputadas Maria Manuel Rola e Mariana Mortágua.

Como se faz um canalha

Sáb, 17/02/2018 - 11:21
Há imagens que não se esquecem e que definem as pessoas. Uma delas é a de Rui Rio num barco, no Rio Douro, a abrir uma garrafa de champanhe com os seus convivas enquanto assiste à demolição de uma das torres do Bairro do Aleixo.

Páginas